Se você não se colocar em prioridade como será?

Início / Alimentação / Se você não se colocar em prioridade como será?

Percebo de forma clara em meu trabalho com sobrepeso e obesidade que há dificuldades das pessoas acima do peso em se permitirem se colocar em primeiro lugar, em batalhar por momentos que são seus, seja para se fazer sozinha ou em grupo.

De forma geral essas pessoas se sentem assoberbadas por funções que acumulam durante o dia, semana, mês. Sejam homens ou mulheres, a verdade é que o ritmo das grandes cidades pode ser um dos motivos que levam as pessoas ao estresse, depressão, ansiedade, pânico e obesidade.

Com essa demanda massacrante que vivemos hoje, mal sobra tempo para se organizar e/ou mesmo para ir a uma academia, pois o cansaço pode tomar conta e nos fazer desejar deitar em uma cama e descansar, assistir a um programa de televisão e esquecer as tarefas que precisam ser cumpridas.

Isso porque temos iremos sempre ter inúmeras demandas, das mais variadas, e sabemos também que nunca poderemos atender a todas elas, sendo necessário fazer escolhas, estabelecer prioridades, poder dizer não quando necessário.

Temos que separar o que é prioridade do que é importante, pois prioridade é algo da ordem do necessário, do que é preciso fazer em primeiro lugar. Desta forma, muitas vezes fazemos coisas importantes e deixamos de lado coisa de extrema necessidade, e acabamos por criar situações de estresse, cansaço físico e emocional em função dessas escolhas.
Desta forma quanto tempo na semana consegue dedicar a si mesmo? Há quanto tempo não sai somente com amigos? Não se permite ficar uma tarde em casa sem fazer nada? Ler um livro, fazer as unhas, namorar sem os filhos por perto?
Sabemos que nessa ciranda enlouquecida da vida fica muito difícil encaixar esses momentos de lazer/prazer, porém cabe a cada pessoa entender a necessidade de atividades prazerosas para ter uma vida mais colorida e feliz.

Existe outro aspecto dessa situação que é gritante, que se mostra frequente na questão da obesidade, que é fazer tudo para o outro, não podendo nunca dizer o não, não posso, não quero.
Muitas pessoas além dos seus afazeres diários tomam para si tarefas que não lhe competem, por não saberem recusar, ou até mesmo por uma satisfação, uma necessidade de ser o bonzinho, o que resolve tudo, e aí chegam aos consultórios médicos em busca de soluções para seu estresse, cansaço, sintomas psicossomáticos, pois o corpo também grita por socorro adoecendo.

Isso também é um dos pontos que percebo nas pessoas que estão acima do peso, sempre cansadas, chegam em sua casa sem ânimo de fazerem comida para si, acabam por comer algo pronto ou rápido. Trabalham o dia todo e me dizem que não podem parar, não deu tempo de tomar um iogurte, ou de comer uma barrinha de cereal. Falta de tempo? Ou falta de prioridade?

Reconhecer que existem momentos que deve dar prioridade a você, fazendo uma caminhada, saindo para dançar, se presenteando com aquele batom que viu no último catálogo, enfim, inúmeras formas de se olhar, se cuidar, se amar. É necessário resgatar um tempo para si, descobrir coisas que lhe dão prazer, estabelecer estratégias, planos, momentos de alegria e satisfação.

Escreva um comentário

WhatsApp Contato pelo WhatsApp