IX Jornada Paranaense de Psiquiatria

Início / Bem estar / IX Jornada Paranaense de Psiquiatria

banner-IX-jornada

Jornada promete ampliar o debate sobre saúde mental

 Ansiedade, depressão, esquizofrenia, alcoolismo, dependência química e transtornos alimentares, de humor, social e comportamentais são males que afetam muitas pessoas atualmente. Essas doenças podem limitar o relacionamento social e o desenvolvimento emocional e intelectual não só dos pacientes, mas de seus familiares também.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alerta que uma em cada 10 pessoas no mundo, ou seja, 10% da população global, sofre de algum distúrbio de saúde mental. Isso representa aproximadamente 700 milhões de pessoas. No entanto, apenas 1% da força de trabalho mundial de saúde atua nesta área. Segundo a OMS, quase metade da população global vive em países onde há menos de um psiquiatra para cada 100 mil habitantes.

No Brasil, um estudo da Previdência Social aponta que os transtornos mentais já são a terceira razão de afastamentos do trabalho, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais, dado que reforça a importância de se criar medidas de prevenção.

Estimasse que 12% da população brasileira necessita de algum atendimento por transtornos mentais. Pelo menos 3% da população brasileira é acometida por transtornos mentais graves. Em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais e/ou comportamentais. Cinco das dez principais causas de incapacitação estão relacionadas às doenças mentais. Por isso, o debate acerca desse assunto é tão iminente.

Para ampliar o debate sobre saúde mental, a Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) está promovendo a nona edição da Jornada Paranaense de Psiquiatria e traz à Curitiba (PR) renomados especialistas e estudiosos. A intenção é promover atualização científica, troca de experiências e apresentar estudos recentes que possam auxiliar profissionais que atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de pacientes acometidos por doenças mentais.

O evento ocorre nos dias 16 e 17 de setembro deste ano, sexta-feira e sábado, das 8 às 18h, na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba (PR).

A taxa de inscrição é de R$ 250,00 para os dois dias do evento, mas são oferecidos descontos para alguns profissionais e estudantes, especialmente os associados quites com a anuidade da APPSIQ/ABP. As vagas são limitadas a 340 lugares.

A programação, o currículo dos palestrantes e as inscrições podem ser feitas pelo site http://psiquiatria-pr.org.br/jornada

Irei participar da mesa de Transtornos Alimentares com o tema, Obesidade e Autossabotagem, junto com dois colegas psiquiatras:

Cirurgia Bariátrica: Aspectos gerais e sua interface com a psiquiatria, com o Dr. Alexandre Leal Laux;

Fatores prognósticos nos transtornos alimentares , com o Dr. Glauber Higa Kaio.

 

Salvar

Escreva um comentário

WhatsApp Contato pelo WhatsApp