A diferença entre a gordura da barriga e a dos quadris

Início / Blog / A diferença entre a gordura da barriga e a dos quadris

Estudo fornece pistas para entender porque a gordura abdominal aumenta o risco cardíaco e a dos quadris protege o coração

Foto: Getty Images

Gordura: acúlumo na cintura tem impacto distinto do excesso nos quadris

Um novo estudo sugere que as diferenças na forma como as células sanguíneas se desenvolvem podem explicar porque o aumento de gordura na região abdominal aparentemente acelera o risco de desenvolver algumas doenças, enquanto o acúmulo de peso nas coxas e em outras partes do corpo diminui tal risco.

Participaram da pesquisa 28 voluntários que tinham permissão de comer quase tudo o que queriam – incluindo sorvetes, barras de chocolate e bebidas de alto teor calórico – por um período de oito semanas. Pesquisadores da Mayo Clinic relataram na edição online desta semana da revista Proceedings of the National Academy of Sciences que, em média, os participantes ganharam 2,2 quilos na parte superior do corpo e 1,3 quilos na parte inferior.

“Os mecanismos celulares são diferentes. O acúmulo de gordura abdominal acontece principalmente em virtude do aumento de tamanho de células individuais, enquanto que, com o ganho de gordura na região inferior do corpo é o número de células de gordura que aumenta. Ou seja, diferentes mecanismos têm diferentes impactos”, declarou o endocrinologista Dr. Michael Jensen, que liderou o estudo.

Jensen e seus colegas reforçaram que suas descobertas desafiam a idéia de que o número de células de gordura permanece estável nos adultos. Os autores do estudo complementaram que os resultados também reforçaram a teoria de que, de certa forma, um aumento na produção de células de gordura na parte inferior pode ajudar a proteger a parte superior – o que pode ajudar a evitar a doença metabólica.

De acordo com dados da Associação Americana do Coração, uma pessoa pode desenvolver a síndrome metabólica quanto um conjunto de fatores – incluindo alta pressão arterial, níveis de colesterol inadequados, resistência à insulina e acumulo de gordura na região da cintura – ocorrem ao mesmo tempo, aumentando o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições.

http://saude.ig.com.br/bemestar/a+diferenca+entre+a+gordura+da+barriga+e+a+dos+quadris/n1237794239248.html

Mostrando 2 comentários
  • Cris

    Nossa, não sabia disso não! Interessante, né?

  • Neli Alves

    Interessante e esclarecedor. Obrigada. Bjks

Escreva um comentário