Bisfenol A Está Presente em Diversas Embalagens

Início / Blog / Bisfenol A Está Presente em Diversas Embalagens

 

: Notícia – 22/06/2011 –

FDA confirma presença de substância associada à obesidade em enlatados
Bisfenol A Está Presente em Diversas Embalagens 

Acaba de ser confirmada pelo FDA (agência que controla alimentos e medicamentos nos EUA) a presença da substância química bisfenol A (BPA) em revestimentos internos de latas de bebidas e alimentos. O produto químico, segundo pesquisas, pode provocar câncer, alterações no sistema hormonal, infertilidade e obesidade, entre outros problemas de saúde. 

Segundo especialistas, a novidade não é a presença da substância química nessas embalagens, mas o reconhecimento por parte do FDA, órgão oficial do governo norte-americano, o que representa um avanço no combate ao bisfenol A nos EUA. A substância é usada na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos. 

O relatório do Centro para Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada do FDA, que corresponde à Anvisa nos EUA, justifica o reconhecimento tardio pelo fato de os estudos anteriores terem considerado poucos tipos de produtos. “Estava claro para nós que não existiam estudos em larga escala no mercado americano e que faltavam dados em relação a produtos enlatados como chili, massas, porco, feijão”, afirmaram os autores do estudo já publicado na revista científica Journal and Food Chemistry. 

Foi encontrada a substância bisfenol A (BPA) em 71 das 78 latas testadas, ou seja, em 90% das latas. Resultados revelaram que a concentração do BPA tende a ser 10 vezes maior nos próprios alimentos enlatados do que no líquido presente (água ou xarope, por exemplo).

Escreva um comentário