Boa administração de tempo depende de organização da rotina

Início / Blog / Boa administração de tempo depende de organização da rotina

Anotar as tarefas da semana em um caderno ajuda a coordenar dia a dia

Começamos a semana atropelados pelo excesso de serviço que nos espera no trabalho, já com a sensação de que estamos cansados, sem energia. Temos tantas decisões a tomar, trabalho a realizar, que sentimos como se o dia faltasse horas, na idealização de que, se o dia tivesse mais horas, teríamos tempo para descansar ou curtir a família. Doce engano, pois com certeza arranjaríamos mais atividades para preencher o tempo, o que levaria mais rapidamente à exaustão.

A forma como utilizamos nosso tempo é uma amostragem de como estabelecemos prioridades em nossas vidas. Você saberia responder de pronto como tem estabelecido o tempo em sua vida?

Muitas vezes colocamos o serviço como prioridade máxima em nossa rotina, até porque nos vemos esmagados pelas contas que temos que pagar. Com quem sustenta a família a situação fica mais delicada, pois tem que pagar escola, roupas, brinquedos, seguro saúde que, somados aos outros gastos mensais, consomem nossa tranquilidade. Convencemos a nós mesmos que temos que trabalhar muito, e isso se torna uma justificativa da forma com que se administra o dia a dia.

Já parou para pensar se você viu seu filho crescer, se fez a viagem que tanto gostaria para a Europa? Ou novamente deixou esses projetos e fases de vida embaixo do tapete? Cuidado, pode estar no caminho errado, e se não cuidar, pode perder muitas coisas importantes na vida.

A forma como utilizamos nosso tempo é uma amostragem de como estabelecemos prioridades em nossas vidas.

É frequente a queixa de pessoas que nem vão ao banheiro durante o período do trabalho, mas não percebem que entre a necessidade do corpo e o trabalho existe uma linha tênue de desrespeito por si mesmo. Como poderão achar tempo para descansar, ir a uma peça de teatro, ou mesmo curtir uma tarde com os filhos se não consegue respeitar o próprio ritmo biológico do corpo?

Se você se identifica com o exemplo acima, cuidado, precisa usar as prioridades de sua vida com urgência.

Sugiro que comece a mudar a programação de sua rotina, e claro que terá que realizar escolhas, o que significa abrir mão de algumas atividades que lhe consomem tempo.

Pode começar anotando em um caderno sua rotina, as tarefas das quais é responsável, e no final de uma semana, avaliar com critério o que é possível ou não realizar. Analise também o que faz parte realmente de seu trabalho, e o mais importante, como abrir espaço para o lazer – o que significa uma academia, algumas horas na semana para uma boa leitura, ou tempo para estar com a família.

O que é importante ter em mente é que você quem escolhe como quer viver, pois na maioria das vezes o excesso de trabalho visa camuflar situações que não quer assumir. Assim, muitas vezes é mais fácil ficar no trabalho até tarde da noite do que chegar e assumir responsabilidades do lar, como acompanhar tarefas dos filhos, ajudar no banho. O que talvez passe despercebido é que estar com a família pode ser gratificante demais, e porque não entrar na bagunça e tomar um banho divertido com os filhos? Outras vezes a necessidade de se sentir reconhecido, ou mesmo com receio de perder o emprego o faz assumir mais responsabilidades do que seria necessário, somente como uma fonte de segurança interna.

Esses são somente exemplos de situações que podem consumir seu tempo sem que tenha consciência disso, porém, ao anotar na caderno, refletir sobre sua vida, poderá verificar quais as mudanças que são prioridades, para que possa aproveitar melhor seu dia a dia, e ser muito mais feliz.

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/14317-boa-administracao-de-tempo-depende-de-organizacao-da-rotina

 

Comentários
  • Dario H. Underwood

    O que é importante ter em mente é que você quem escolhe como quer viver, pois na maioria das vezes o excesso de trabalho visa camuflar situações que não quer assumir. Assim, muitas vezes é mais fácil ficar no trabalho até tarde da noite do que chegar e assumir responsabilidades do lar, como acompanhar tarefas dos filhos, ajudar no banho. O que talvez passe despercebido é que estar com a família pode ser gratificante demais, e porque não entrar na bagunça e tomar um banho divertido com os filhos? Outras vezes a necessidade de se sentir reconhecido, ou mesmo com receio de perder o emprego o faz assumir mais responsabilidades do que seria necessário, somente como uma fonte de segurança interna. Esses são somente exemplos de situações que podem consumir seu tempo sem que tenha consciência disso, porém, ao anotar na caderno, refletir sobre sua vida, poderá verificar quais as mudanças que são prioridades, para que possa aproveitar melhor seu dia a dia, e ser muito mais feliz.

Escreva um comentário