“Comer Sem Pensar” – Porque Continuamos a Comer Quando Estamos Cheios?

Início / Blog / “Comer Sem Pensar” – Porque Continuamos a Comer Quando Estamos Cheios?

 

Bogdan Mendes

http://fitnessblog.com.br

Eu estava fazendo alguma pesquisa online hoje e tropecei na descrição de um livro que fazia muito sentido para mim: “Comer Sem Pensar”. Eu ainda não encomendei o livro, mas gostei das partes que li até agora. O psicólogo alimentar,  Dr. Brian Wansink examinou porque comemos mais do que devemos, mesmo quando estamos cheios. Eu sou o tipo de pessoa que pode comer um pacote inteiro de batatas, uma tigela de doce e simplesmente, tudo o estiver em minha frente. Se não estiver perto de mim, eu estou bem, mas se a comida estiver ao meu alcança durante longos períodos de tempos eu vou comer tudo! O  Dr. Wansink resumiu o meu estilo de comer num “t”!

Se eu pusesse esse prato de nachos à minha frente, eu iria continuar a devorá-lo até o prato estar vazio! Não me importa se o prato é muito grande. A minha mão vai continuar a agarrar batatas em piloto automático até não restar nada. “O meu nome é Rusty e sim, eu como sem pensar”. O primeiro passo para a recuperação é admitir que você tem um problema.]

Ter Sintomas de Comer Sem Pensar Sem o Perceber

Eu tenho a certeza que como sem pensar, não tenho dúvida disso! É perigoso para mim, ir em restaurantes que servem grandes porções. Eu tenho que terminar o prato. Há algo dentro de mim que não me deixar sair com comida no prato. Você pode ou não comer sem pensar de forma extrema, como eu, mas a maioria das pessoas tem comportamentos de comer sem pensar, sem saberem disso. O Dr. Wansink conduziu uma série de estudos interessantes mostrando como esse problema é comum.

Comer Sem Pensar – Estudo da Pipoca Velha

Dois grupos de pessoas receberam pacotes gratuitos de pipocas velhas, em um cinema. A um grupo foi dado um pacote grande e a outro grupo um pacote extra grande (ambos demasiado grandes para serem consumidos). Os pacotes de ambos os grupos foi recolhido após o filme e foi-lhes dito isso: “Esta noite algumas pessoas receberam um pacote médio de pipocas e outras, como você receberam estes pacotes extra grandes. Descobrimos que a média das pessoas que recebeu o pacote extra grande comeu mais do que teria comido se tivesse recebido o pacote médio. Você pensa que comeu mais por ter o tamanho maior”?

 O Grupo Que Recebeu o Pacote Maior Comeu 53% Mais Pipocas

Quando lhes foi dito que eles provavelmente tinham comido mais devido ao facto do seu pacote ser maior, a maioria das pessoas negaram que isso fosse aplicável a elas… dizendo  “Coisas como essas não me enganam”, ou “sou muito bom a saber quando estou cheio”. Quando eles pesaram as pipocas, descobriram que aqueles com pacotes maiores comeram 53% mais pipocas.  Wansink declarou… “A maioria das pessoas come sem pensar, com base no tamanho do pacote e em outas pistas – não no sabor das pipocas nem em quanta fome ou quão cheios eles estão.”

Comer Sem Pensar – Estudo Secretária e Doces de Chocolate

O Dr. Wansink realizou esse estudo com secretárias e doces de chocolate. Na semana um, ele colocou o prato de doces no canto da mesa da secretária. Durante a segunda semana, o prato de doces foi colocado na mesa à esquerda da secretária. Durante a semana 3, ele colocou o prato de doces a 1,80m da secretária. Quando os doces estavam na mesa, a secretária comeu 9 doces por dia… Quando estavam na mesa à esquerda, ela comeu 9 doces por dia… e quando estavam a 1,8m da secretária, ela comeu uma média de 4 doces.

 “Quando Mais Incomodo for Comer, Menos Comemos”

O Dr.  Wansink afirmou isso sobre o estudo do prato de doces: “O principio básico é conveniência… Quando falamos com as secretárias após o estudo, muitas mencionaram que ter o doce a 1,80m lhes deu tempo suficiente para pensar se realmente o queriam. Lhes deu tempo para desistir de comer outro chocolate”.

Com 5 Anos Comemos Normalmente Tudo o Que nos Metem à Frente

O Professor Wansink observou que uma criança de 3 anos irá parar de comer quando está cheia, independentemente de quanta comida está em sua frente. Contudo, aos cinco anos de idade, uma criança vai comer tudo o que estiver à sua frente… “Se lhe derem muito, eles vão comer muito”. A dimensão das doses tem um papel enorme na quantidade que comemos.

Os Hábitos Sãos Mais Difíceis de Mudar Do Que o Seu Ambiente

Em minha opinião é mais fácil não ter grandes porções de comida em frente de você, em primeiro lugar. Uma das dicas do  Dr. Wansink é compôr o seu prato para o jantar e depois colocar a comida que resta na frigideira antes de comer… não ter a comida perto, para que não possa voltar uma segunda ou uma terceira vez. Também faz sentido não ter snack com muitas calorias em frente de você quando está a ver TV ou a ver um filme.

Nota: Por favor comente, você também come sem pensar ou não?

 

Artigos e dicas interessantes sobre como ficar magro, perder peso (no sentido de gordura corporal) de forma saudável em FitnessBlog.com.br:

Momentum Da Perda de Gordura… O Segredo Para Emagrecer Rapidamente

É Mais Importante a Dieta OU o Exercício Para Perder Peso e Ficar Magro?

O Poder da Salada para Emagrecer Rápido

Escreva um comentário