Como a atividade física ajuda no combate à depressão

Início / Bem estar / Como a atividade física ajuda no combate à depressão

A depressão é uma doença que atinge todo o organismo, tirando a energia de seguir em frente. Como compromete a saúde como um todo, compromete o físico, o humor e o pensamento. A forma de ver e sentir a realidade ficam alterados, modificando as emoções, a disposição, a alimentação, o sono, e até mesmo como se sente em relação a si.

A depressão tem sintomas variados que vão desde uma tristeza leve ou pensamentos negativos até as alterações das sensações corporais. É muito importante distinguir de forma assertiva a diferença entre uma tristeza e depressão, para que assim possa ter um tratamento eficiente.

Temos vários tratamentos que podemos utilizar, e que variam desde a psicoterapia, medicação, hipnose, como também a opção de se entregar a uma atividade física para controle e mesmo extinção dos sintomas.

Sabemos o quanto a caminhada e a corrida proporcionam a liberação de endorfinas que auxiliam o humor, na mudança de postura frente às situações da vida, favorecendo também a ampliação do grupo de amizades.

As opções são muitas, pois nem só a caminhada e a corrida são benéficas, como também as atividades listadas abaixo:

– Andar de roller

– Dançar

– Jogar tênis

– Vôlei

– Natação

– Exercícios aeróbicos de academia

– Lutas

– Frescobol

– Bike

– etc…

Por mais que nesses momentos seja muito difícil sair de casa e se atirar em uma atividade que visa a mudança de estilo de vida, é preciso que se junte todas as forças para buscar a melhoria no estado de humor.

O diferencial é o grau da depressão, e se há ou não outras doenças associadas, porém de qualquer forma a atividade física visa complementar o tratamento, melhorando de forma significativa em todos os aspectos de nossa saúde.

Lembrando que a medicação é sim um grande auxiliar, porém se o paciente não buscar tratamentos complementares, não verá mudanças significativas, pois além de mudar o estilo de vida é importante fazer a psicoterapia, para que consiga entender os disparadores que fazem com que a depressão se instale em sua vida.

Comentários
  • Alexander Baer

    Luciana Kotaka, como sempre textos maravilhosos para reflexão e compartilhar com os amigos!! Parabéns!!!!

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp