Como a obesidade interfere em seu desenvolvimento?

Início / Blog / Como a obesidade interfere em seu desenvolvimento?

causas-obesidade-infantil1

Nos Estados Unidos, 31,8% das crianças e adolescentes tem sobrepeso ou obesidade, situação semelhante encontrada na maioria dos países europeus. Nos países em desenvolvimento, revisão recente mostrou grande aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade infanto-juvenil, sendo que, no Brasil, passou de 4,1% para 22,1% entre 1974 e 2005.

Além disso, a obesidade infantil pode afetar o crescimento e o desenvolvimento puberal. Crianças obesas geralmente crescem mais do que o esperado para a idade antes do início da puberdade, porém com avanço da idade óssea. Na puberdade, o estirão do crescimento costuma ser menos intenso, diminuindo gradualmente a aparente vantagem que os jovens com excesso de peso tinham antes da puberdade em relação aos com menos peso, atingindo uma altura adulta, em geral, abaixo da que imaginavam alcançar.
 
Fatores genéticos desempenham um papel fundamental no tempo da puberdade, além de fatores socioeconômicos, ambiente intrauterino e a exposição aos desreguladores endócrinos, substâncias a que as crianças podem estar expostas. A idade da menarca tem sofrido um declínio gradual nas últimas décadas, assim como a idade da telarca e da pubarca nas meninas. Vários estudos têm demonstrado uma associação entre a composição corporal e o início e o ritmo da puberdade nas meninas, com aparente coincidência com o aumento da prevalência da obesidade. Esta associação não é clara em meninos.
http://www.abeso.org.br/lenoticia/1011/puberdade.shtml

Escreva um comentário