Consumo de gordura diminui a tristeza, diz estudo

Início / Blog / Consumo de gordura diminui a tristeza, diz estudo

 

DA REUTERS

Cientistas descobriram a razão para corrermos atrás de um sorvete ou um bolo em momentos de estresse e isso não tem relação apenas com a sensação agradável ao paladar, mas também com uma sinalização entre o estômago e o cérebro, segundo o estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica.

A pesquisa descobriu a razão pela qual recorremos a um sorvete ou pedaço de bolo em momentos de estresse

A pesquisa, publicada na revista “Journal of Clinical Investigation”, usou exames de ressonância magnética para investigar os efeitos emocionais da injeção de ácidos graxos diretamente no estômago.

Cientistas apresentaram músicas e imagens tristes a um grupo de 12 participantes, antes de injetar ácidos graxos em metade deles, e uma solução salina na outra metade. Com esse método, os pesquisadores “driblaram” a distorção causada pelo estímulo do paladar.

Sem saber qual substância haviam recebido, os voluntários deram notas de 1 a 9 para o seu estado de espírito antes e depois das ressonâncias. Entre os que recebiam ácidos graxos, o “índice de tristeza” caía pela metade.

“Consumir gorduras nos torna menos vulneráveis a emoções tristes, mesmo se não soubermos que estamos consumindo gorduras”, disse Lukas van Oudenhove, coordenador do estudo, ao site HealthDay.

Embora o trabalho tenha implicações para a obesidade, a depressão e transtornos alimentares, Van Oudenhove disse que é preciso aprofundar as pesquisas para determinar se as conclusões podem servir no tratamento dessas doenças.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/954088-consumo-de-gordura-diminui-a-tristeza-diz-estudo.shtml

Comentários
  • Tays Rocha

    E isso deve ser bem real mesmo, porque eu pelo menos, em situações de stress e ansiedade, desconto na comida, como a maioria… e esse pós-parto da Mariana não foi fácil. Bom saber, prá estarmos conscientes da verdadeira origem.

    Beijos querida ♥

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp