Desempenho Cognitivo de Pacientes Melhorou 12 Semanas Após Cirurgia Bariátrica

Início / Blog / Desempenho Cognitivo de Pacientes Melhorou 12 Semanas Após Cirurgia Bariátrica

 

Notícia – 15/04/2011 –
Pesquisadores descobrem que perda de peso melhora a memória e a concentração
Desempenho Cognitivo de Pacientes Melhorou 12 Semanas Após Cirurgia Bariátrica
Cintia S. Castro
Pela primeira vez, pesquisadores norte-americanos descobriram evidências que relacionam perda de peso à melhoria das capacidades de memória e concentração.

O estudo foi feito com pacientes submetidos à cirurgia bariátrica: eles apresentaram um desempenho melhor de memória 12 semanas após o procedimento.

“Essa é a primeira evidência que mostra que as pessoas que passam por essa cirurgia podem obter melhoras na memória, concentração e resolução de problemas”, afirmou John Gunstad, autor do estudo e professor do departamento de psicologia da Kent State University (Estados Unidos).

Os cientistas acompanharam 150 pessoas, as quais foram submetidas a testes de desempenho cognitivo. O levantamento preliminar mostrou que os pacientes operados apresentaram os piores resultados. Porém, 12 semanas após a intervenção cirúrgica, os pacientes demonstraram uma melhoria significativa da memória e da concentração.

Gunstad lembra que muitos dos fatores que acompanham a obesidade – como pressão alta, diabetes tipo 2 e apneia do sono – podem danificar o cérebro, mas são, de certa forma, reversíveis. “Como esses problemas desaparecem, o funcionamento da memória fica melhor”, afirmou.

Oxigenação do Cérebro
Para o responsável do Departamento de Cirurgia Bariátrica da ABESO, o Dr. Denis Pajecki, um dos fatores que explicam um desempenho mais satisfatório da capacidade cognitiva das pessoas que foram operadas é a melhora do quadro da apneia do sono. “Uma das hipóteses levantadas para explicar os resultados do estudo é a melhora da hipertensão e da oxigenação cerebral durante o sono dos pacientes, embora estes aspectos não tenham sido medidos de forma objetiva pela pesquisa”, explica.

O Dr. Denis lembra que é necessário que se realize um acompanhamento de longo prazo do comportamento dos pacientes, por, pelo menos, três anos.

O estudo foi publicado no Journal of the American Society for Metabolic and Bariatric Surgery e está sendo financiado pelo National Institute of Health.

http://www.abeso.org.br/lenoticia/705/desempenho-cognitivo-de-pacientes-melhorou-12-semanas-apos-cirurgia-bariatrica.shtml

Comentários
  • Renata

    :OOO
    muito bom!
    beijos!!

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp