Disciplina e organização são essenciais para a perda de peso

Início / Blog / Disciplina e organização são essenciais para a perda de peso

Estabilidade emocional também contribui para que não haja excessos alimentares

Por Luciana Kotaka

Todo processo de perda de peso vai exigir de você mudanças gradativas, principalmente quando falamos em reeducação alimentar. Porém, ficar se pesando ou contando as calorias dos alimentos dá um trabalho danado, o que aumenta a importância da utilização do bom senso em suas escolhas na hora de se servir.

Tudo em nossa vida precisa ter equilíbrio, pois quando damos muita ênfase a uma área de vida e deixamos outra de lado, sofremos as consequências posteriores. Lembre-se do exemplo do amigo que se dedica quase exclusivamente ao trabalho, para constatarmos o quanto se queixa de estar acima do peso, da namorada que caiu fora. Enfim, um quadro de desequilíbrio e falta de bom senso.

No decorrer do tempo, vamos adquirindo hábitos que nos impedem de agir de forma coerente. Temos como exemplo hábitos aprendidos e seguidos, que levam a alguma gratificação emocional, como o alívio da ansiedade, tristeza, solidão, angústia.

Os gatilhos emocionais que levaram ao grande consumo de comida precisam ser trabalhados, evitando que esses mesmos comportamentos se repitam futuramente.

Com a comida não é diferente. Comemos sem pensar, e acabamos desencadeando um processo compulsivo que se perpetua de forma automática, revelando a falta de percepção que desenvolvemos muitas vezes em relação à alimentação.

A comida por ser uma fonte fácil de satisfação. Ela acaba sendo a forma mais rápida e prática de saciar nossas tristezas, dores emocionais, ansiedades, entre outros problemas que na grande maioria das vezes não sabemos detectar. Porém, nos sentimos aliviados somente no momento que ingerimos a comida. Os gatilhos emocionais que levaram ao grande consumo de comida precisam ser trabalhados, evitando que esses mesmos comportamentos se repitam futuramente.

Alguns aspectos são importantes nesse processo de emagrecimento, assim como o reconhecimento da necessidade da nossa implicação nessa batalha, como disciplina, organização e flexibilidade.

A disciplina e a organização estão sempre juntas. Precisamos desses dois aspectos na hora de se programar para ter em casa e no local de trabalho os alimentos, que devem ser adequados para realizar com qualidade as refeições e lanches necessários para efetivar o processo de reeducação alimentar. Ouço muitas vezes pessoas relatarem que acabaram comendo alguma porcaria por não terem em casa alimentos saudáveis. Vemos aí um exemplo de desorganização e de indisciplina. Ao escolher um dia da semana para ir ao mercado, você garante o sucesso do seu processo de perda de peso.

Quanto à flexibilidade, vai precisar se adequar aos ambientes dos quais acaba frequentando, como uma reunião de negócios, uma festa de aniversário – aonde terão alimentos que não fazem parte de sua reeducação alimentar. Desta forma, vai precisar de seu emocional equilibrado, para que possa comer com parcimônia, e também respeitar os erros e acertos inerentes ao processo e emagrecimento. Nada como fazer um lanche leve antes de ir aos seus compromissos, pois facilitará na hora de escolher o que irá consumir nesses locais.

É de extrema importância nos comprometermos com o processo de perda de peso. Essa é a solução mais efetiva para colher bons resultados, evitando assim crises de compulsão e o desenvolvimento de transtornos alimentares.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/13611-disciplina-e-organizacao-sao-essenciais-para-a-perda-de-peso.htm

Mostrando 2 comentários
  • dani

    Oi minha querida amiga! Estou tentando retomar meu bloguinho e principalmente meu processo de emagrecimento. Adorei esse texto. Ele veio a calhar com meu momento… Acho que andei saciando demais minhas tristezas e frustações com a comida… Help!!!! Beijinhos cheios de saudade!!

    • Luciana

      Estou te esperando amiga, sabe o quanto adoro vc e tenho saudades… Bjks

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp