Dormir Pouco Altera Níveis Hormonais e Favorece Obesidade

Início / Blog / Dormir Pouco Altera Níveis Hormonais e Favorece Obesidade
Dormir Pouco Altera Níveis Hormonais e Favorece Obesidade
Estudo mostra que dormir menos do que o necessário mexe com hormônios e estimula a obesidade.
 

Dormir menos do que o necessário mexe com os hormônios, que podem aumentar o apetite e favorecer a obesidade. A conclusão é fruto de uma grande revisão de artigos médicos, publicados no período de 1996 a 2011.

Os autores do estudo, veiculado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, são cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, que elaboraram tabelas comparativas sobre o funcionamento do metabolismo e o consumo energético dos pacientes.

Segundo eles, os níveis de hormônios como grelina (que controla e fome) subiram e os de leptina (que age sobre o apetite e o gasto de energia) diminuíram durante a privação de sono, o que pode causar ganho de peso.

As taxas de insulina, glicose e cortisol (hormônio do estresse) das pessoas também foram analisadas. Assim, verificou-se uma menor sensibilidade à insulina, podendo aumentar o risco de diabetes.

Liderados pela professora de ciências da nutrição, Sharon Nickols-Richardson, os pesquisadores afirmaram que a mudança no estilo de vida, como focar na alimentação e na atividade física, é fundamental para o controle da gordura corporal.

No entanto, ressaltaram que dormir bem também ajuda a regular o balanço energético.

Estatísticas americanas apontam que mais de 35% dos adultos estão obesos e 28% dormem menos de 6 horas por noite.

Mesmo assim, a pesquisa esclarece que novos trabalhos são necessários para determinar os efeitos da privação de sono sobre a composição corporal.

http://www.abeso.org.br/lenoticia/945/dormir-pouco-altera-niveis-hormonais-e-favorece-obesidade.shtml

Escreva um comentário