Fábrica Solar

Início / Blog / Fábrica Solar

1380589_406226109477024_2000925514_n

Recentemente fui convidada pelo grupo Viva Positivamente, que faz parte do portal Coca-Cola para visitar a fábrica Solar em Maceió.

O portal para quem não conhece é uma plataforma de desenvolvimento sustentável do Sistema Coca-Cola Brasil. Reúne os princípios, os valores e as áreas de atuação prioritárias para que a operação da organização esteja de acordo com um contexto de desenvolvimento econômico e social que leve em conta a preservação ambiental -http://cocacolabrasil.com.br/viva-positivamente/viva-2-0/

Fazendo parte de grupo aceitei o convite e embarquei nessa deliciosa experiência de conhecer a fábrica e verificar de perto o sistema de produção que visa fornecer bebidas da mais alta qualidade.

Fomos recebidos por uma equipe da empresa e pudemos ouvir um pouco da história do nascimento da Solar e seus principais princípios, em relação à produção e seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade. A Solar é a primeira verde do Brasil, construída segundo os moldes LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

É importante ressaltar que a empresa está focada na sustentabilidade de forma geral, capacidade de processar uma quantidade cada vez maior de recicláveis, sendo que seu objetivo é chegar a 100% das embalagens. O consumo de agua é da rede pública, sendo a fábrica da cidade de Jundiaí a mais eficiente do mundo nesse processo.

Mais o que mais me chamou a atenção é a limpeza e a distribuição no espaço da fábrica, materiais utilizados, onde se conta muito com o processo industrial e poucos funcionários.

foto-fabrica2

As máquinas lavam, envasam e vedam as garrafas e estão localizadas em salas de vidro, isoladas das área de movimento de pessoas e materiais, e pudemos acompanhar todo processo desde a separação de garrafas utilizadas, a que a máquina detecta falhas, resíduos, que são imediatamente descartadas por um sistema de leitura, e monitoradas por técnicos devidamente treinados para todo processo. Passar por essa experiência de ver vasilhames sendo separados quando continham líquidos, ou estavam com tampas foi o que mais me surpreendeu e me atestou a qualidade de todo processo(estou falando aqui sobre as garrafas de vidro).

As garrafas pets passam pelo sistema de aquecimento, envase, vedação e tudo funciona dentro dessas salas todas separadas de acordo com os recipientes, e no final de cada produção um técnico lava toda a sala, que na verdade está limpa, pois eu não detectei qualquer sujeira nem nas superfícies das máquinas e nem no chão dessas salas.

Nossa visita contou com a presença de alguns funcionários para nos explicar o funcionamento das máquinas e tirar dúvidas do que não entendíamos.

Desta forma posso concluir como é importante verificar pessoalmente a fábrica, somente assim podemos como cidadãos ter uma opinião concreta dos fatos, o que nos permite viver com mais positivamente e liberdade.

A Coca-Cola convida a todos os interessados em conhecer esse processo a ligarem para 0800 021 2121 ou pela seção Fale Conosco, em www.cocacolabrasil.com.br.

Escreva um comentário