Faça as pazes com a balança

Início / Blog / Faça as pazes com a balança

Pequenas mudanças são significativas no processo de perda de peso

Foto: Thinkstock

Você já parou para pensar em quanto tempo passa se estressando se pesando diariamente? A balança mais parece inimiga do que amiga, já que vai logo apontando os erros que cometeu durante o dia, semana, ou fim de semana. Não tem como esconder da balança os exageros, ela sempre estará lá, firme e acusadora, lhe mostrando que fez tudo errado.

Nada desanima mais do que ver que os esforços estão demorando a aparecer, pois investimos a semana toda, recusamos guloseimas maravilhosas e colhemos pequenos resultados. É muito importante lembrar que levamos meses, anos acumulando peso, e não é rápido mesmo perder tudo isso, é uma construção na qual semana após semana vamos sedimentando novos hábitos de vida saudáveis.

Em função desse fato, será que se pesar sempre é uma boa escolha? Vemos que o estresse é um dos principais disparadores do cortisol, logo ficar irritada cada vez que se pesa não traz nenhum benefício, e sim uma raiva danada, pois os ponteiros raramente se movem a nosso favor. Mas porque não conseguimos esconder ela embaixo da cama, ou dentro do nosso armário? Parece que travamos com a balança uma espécie de acordo, onde ficamos em uma briga constante.

Esquecemos que no decorrer do dia são muitos os fatores que influenciam na oscilação da balança, como hormônios, TPM, comidas mais calóricas, retenção de líquido, tudo fatores relacionados a vários aspectos do nosso organismo, que não temos tanto controle. Coloco “tanto” controle, pois realmente temos como mudar algumas coisas, outras melhorar, e por fim algumas que dependem somente do funcionamento do nosso corpo.

Na realidade nosso corpo é uma máquina perfeita, porém não é estática, ela funciona de formas diferentes para cada um: um retém mais liquido que o outro, outro reage mais os estresse, outro tem o metabolismo mais lento ou mais rápido, porém esquecemos todas essas questões quando queremos desesperadamente ver o ponteiros da balança baixar. Desta forma passamos a nos recriminar, nos julgamos incapazes, nos sentimos impotentes, e é claro corremos novamente para a balança.

Temos que lembrar que quando praticamos atividade física também fica mais fácil perder peso, pois colocamos energia, nos mobilizamos em busca de um corpo saudável.

O que acham de deixar os ponteiros de lado e centrar-se somente no que seria o adequado para manter o peso em dia?

Traçar metas reais ajuda e muito, pois realmente querer perder mais do que seria o adequado no mês exigiria uma dieta restritiva, muita atividade física, mas será que judiar do seu corpo é o caminho mais correto a ser seguido?

Então, convido você a reavaliar suas metas, seguindo orientações adequadas de profissionais especializados e claro, lembrando-se que a parcimônia é o caminho do sucesso.

Quando desenvolvemos comportamentos magros aprendemos a comer o que nos faz bem, aprendendo que em todas as áreas de nossa vida teremos algum obstáculo a ser vencido, e saber como agir nesses momentos que nos dará força para seguir em frente, seja com a comida, com o corpo ou em nossas relações com o mundo.

Sendo assim, vá já esconder a balança e viva cada dia de uma vez!

http://www.dicasdemulher.com.br/faca-as-pazes-com-a-balanca/

Escreva um comentário