Grelina: Parcialmente Responsável por Epidemia

Início / Blog / Grelina: Parcialmente Responsável por Epidemia
Grelina, o hormônio da fome, pode ser um dos responsáveis pela atual epidemia de obesidade.

Grelina: Parcialmente Responsável por Epidemia

grelina – conhecido na área científica como o hormônio da fome – é tema de novo estudo, cujos resultados serão apresentados no próximo dia 1° de julho, durante o 94º Encontro Anual da Sociedade de Endocrinologia, em Houston, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, o hormônio pode ser um dos responsáveis pela atual epidemia de obesidade. Por induzir à vontade de comer, o grelina pode ajudar o indivíduo a ingerir uma sobremesa calórica, mesmo já estando satisfeito.

Liderado por Veronique St-Onge, PhD da Universidade Carleton, em Ottawa (Canadá), e realizado em conjunto com outro PhD da Universidade, Alfonso Abizaid, o estudo utilizou dois grupos de dez roedores.

No primeiro grupo, a sinalização de grelina foi interrompida pelo  receptor do gene. No segundo, o hormônio atuou normalmente. O resultado revelou que os ratos sem o gene receptor do grelina comiam menos doces depois de uma refeição que os roedores com o gene receptor intacto.

Segundo St-Onge, combinado a uma vida cada vez mais sedentária, com o consumo excessivo de comida como recompensa para alguma coisa, o hormônio pode ser parcialmente responsável para a atual epidemia de obesidade.

A pesquisa comparou a tendência dos ratos, dos dois grupos, em comerem migalhas de biscoitoapós a refeição.

Livre Acesso

Para isso, foram oferecidas rações de livre acesso a ambos os grupos, pelo período de quatro horas, até ingerirem a quantidade usual do alimento.

No dia final do estudo, para cada rato foi oferecido 30 gramas de migalha de biscoito durante a última hora da refeição.

Não havia diferença na quantidade de ração consumida diariamente por grupo. No entanto, os ratossem o gene receptor do grelina comeram uma quantidade de migalha ligeiramente menor que os outros (6 versus 8 gramas).

Essa diferença foi estatisticamente significante quando comparada com a quantidade ingerida por grama de peso corporal.

http://www.abeso.org.br/lenoticia/889/grelina:-parcialmente-responsavel-por-epidemia.shtml

Comentários
  • Ju Tolêdo

    Luciana, adoro seus posts! Você é muito profissional! No início da semana vou montar uma newsletter falando dos blogs amigos que se destacam, e o seu será incluído. São mais de 2 mil e-mails que serão encaminhados para pessoas que se interessam por nutrição. Caso não seja cadastrada no site da Cookie, cadastre-se hoje mesmo para começar a receber as news e assim ver o seu blog sendo divulgado para todo o Brasil. O endereço é http://www.cookie.com.br. Bjim!

Escreva um comentário

WhatsApp Contato pelo WhatsApp