HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Início / Blog / HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

             

 

 Evitam e ajudam a curar as doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma pesquisa através de várias universidades do mundo todo. A conclusão mostra a proporção em que os vários fatores interferem na saúde:

 

Hábitos ou estilo de vida (alimentação, atividades físicas, sono etc): …………….  51%

Hereditariedade (doenças herdadas dos pais) ……………………………………………..  20%

Meio ambiente (poluição, clima etc) …………………………………………………………   19%

Doenças que não podem ser prevenidas …………………………………………………..   10%

 

A Sociedade Paulista de Cardiologia conclui um estudo que prevê que as atuais crianças tem uma perspectiva de apresentarem mais doenças cardiovasculares quando adultos do que os seus pais, graças ao estilo de vida (alimentação industrializada com aditivos e sedentarismo, principalmente).

 

  1. 1.      Alimentação

 

A partir da industrialização dos alimentos, a humanidade passou a apresentar

um aumento da incidência de várias doenças (câncer, cardiovasculares, auto-imunes, obesidade, diabete etc.). O segredo para retomar uma alimentação saudável consiste em voltar a uma alimentação mais próxima da natural possível.

 

– Não comer carne vermelha. A universidade de Harvard publicou o resultado de uma pesquisa de 28 anos de duração, com mais de 120.000 pessoas; a conclusão foi que comer carne vermelha pode tornar a morte precoce em até 20%; a carne embutida (salsicha, salame, lingüiça, presunto, mortadela etc.) é a pior.  Usar peixe de mar, frango caipira, ovo caipira, gelatina de algas (se usar gelatina de origem animal, utilizar a incolor e adicionar frutas ou sucos naturais), leite natural embalado em saquinhos plásticos (evitar leite em pó, condensado, em embalagem longa-vida etc.); todos são fontes de proteínas saudáveis. Muitos vegetais também são fontes de proteínas, por exemplo, a soja, o feijão. Crianças e adultos devem comer de 3 a 4 ovos cozidos por semana, de preferência o caipira. A sardinha é um peixe barato e rico em gordura de ótima qualidade e  boa proteína. Deve ser consumida 2 a 3 vezes por semana.

– Tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia. Para crianças, 30ml por cada quilo de peso. Exemplo: uma criança de 11 quilos deverá tomar aproximadamente 330ml. Também podem ser usados sucos naturais ou chás. Nossas células precisam de água para funcionar bem (lembrar que 70% do nosso corpo são constituídos por água). Não usar bebidas alcoólicas, refrigerantes, nem sucos industrializados que contenham espessantes, adoçantes sintéticos (diet, light) conservantes ou sabores artificiais.

 

– Comer frutas (5 a 6 vezes ao dia), verduras e legumes. Além de fornecer vitaminas e sais minerais, são excelentes fontes de fibras que absorvem gordura no intestino e as eliminam com as fezes, normalizando os níveis de colesterol e demais lipídeos. O azeite de oliva extra-virgem, não aquecido, aumenta a quantidade de colesterol bom (HDL-colesterol); tomar uma colher das de sopa por dia na salada, no pão etc.

Um excelente hábito é tomar, 15 minutos antes do desjejum, 1 copo de suco fito-químico: 1 copo d água + alface + salsinha + um terceiro vegetal verde (couve, espinafre, repolho, acelga, escarola etc.). A alface e a salsinha são constantes e o terceiro vegetal deve ser trocado a cada 2 dias. Bater no liquidificador e tomar logo em seguida. Não coar. O suco não deverá ficar nem muito forte nem muito fraco.

 

– Gorduras de boa qualidade: azeite de oliva de preferência, linhaça triturada, castanhas, amêndoa.

 

– Usar apenas cereais integrais. O arroz branco contém apenas o amido e o arroz integral contém todos os ingredientes saudáveis do cereal. O mesmo acontece com todos os outros cereais. Usar farinhas integrais em pães, bolos, biscoitos, macarrão etc.

 

– Não usar açúcar branco nem adoçantes artificiais (aspartame, ciclamato, sacarina, sucralose etc). Usar os adoçantes naturais estévia ou agave. Se for usar açúcar, dar preferência ao mascavo ou demerara.

 

– Usar pouco sal, de preferência o marinho. Lembrar que azeitonas e vários alimentos industrializados contém grandes quantidades de sal.

 

Não usar: salgadinhos tipo chips, balas, doces, bolachas recheadas, sorvetes, chocolates e outros alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada (gordura trans).

 

– NÃO EXISTE OUTRA SAÍDA: para garantirmos uma boa saúde e uma vida mais longa, para nós, nossos filhos e netos, PRECISAMOS LER OS RÓTULOS DAS EMBALAGENS DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E REJEITARMOS OS PREJUDICIAIS À SAÚDE.

Comentários
  • Walnir Rodiney Viana

    Bem, depois de tudo que li, seria interessante que nos rótulos dos produtos industrializados acrescentassem que este produto é prejudicial à saúde, pois a grande maioria da população não sabe a diferença entre gorduras, açucares, etc….

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp