Loja de departamento sueca usa manequins com corpo de mulher real

Início / Blog / Loja de departamento sueca usa manequins com corpo de mulher real

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Moda contra anorexia de verdade é o que está fazendo a loja de departamentos Åhléns, em Estocolomo (Suécia).

Ali, os manequins que exibem as peças de roupa, incluindo lingerie e biquínis, têm curvas, barriga e medidas de corpo de mulheres da vida real.

Manequins da loja de departamentos Âhléns, em Estocolmo, na Suécia

As bonecas viraram celebridade quando um blog feminista, “Women’s Rights News”, postou a foto das manequins em sua página do Facebook. A imagem tornou-se viral.

As figuras usadas para exibir roupas nas vitrines se tornaram onipresentes nas lojas a partir dos anos 60. Nessa época, começaram a ter medidas cada vez menos parecidas com as da realidade e mais próximas às de modelos de passarela e artistas da cultura pop.

Foram ficando cada vez mais magras, claro. Mas, apesar de criticadas por incentivarem a busca neurótica pela magreza e mostrarem um padrão de corpo artificial às mulheres, as manequins do tipo “Barbie” continuam sendo a opção da quase totalidade das lojas de moda.

A loja sueca é exceção: as modelos cheias de curvas já são usadas há alguns anos. Mulheres reais (com cabelos brancos, rugas etc.), também estrelam fotos no site da Åhléns e na revista da loja.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1250841-loja-de-departamento-sueca-usa-manequins-com-corpo-de-mulher-real.shtml

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp