Mito ou verdade: manter o ar frio ajuda a queimar mais calorias?

Início / Blog / Mito ou verdade: manter o ar frio ajuda a queimar mais calorias?

Por C. Clairborne Ray
The New York Times
  • Uma queima calórica mais significativa só pode ser esperada se estiver frio o suficiente para causar tremores, o que é desaconselhável

Queimamos mais calorias se o termostato estiver desligado no inverno?

Sim, o gasto calórico aumentará se a pessoa se veste com pouca roupa, mas não tanto, diz Wayne Askew, diretor da divisão de nutrição da Universidade de Utah. Uma forma mais eficaz seria subir e descer alguns lances de escada, ele disse.

O índice do metabolismo basal aumenta levemente em climas mais frios, e Askew disse que pode haver um aumento muito pequeno nas calorias queimadas para o aquecimento do ar frio pelos pulmões e da pele que foi exposta ao frio.

Um aumento mais significativo pode ser esperado se estiver frio o suficiente para causar tremores, que aquecem o corpo através de contrações e relaxamentos rápidos e involuntários dos músculos.

Não é uma técnica ideal de perda de peso, já que uma pessoa isolada por muita gordura corporal geralmente treme menos de frio. “E é muito difícil trabalhar ou realizar uma atividade que exige boa coordenação motora, como escrever ou usar o computador, quando se está tremendo de frio”, disse Askew.

Quando a temperatura do corpo fica perigosamente baixa e a resposta dos tremores é estimulada ao máximo, afirmou Askew, o gasto energético pode chegar ao mesmo de um trabalho que exige de 40 a 50% da capacidade aeróbica máxima da pessoa. Porém, se a temperatura atingir certo nível, a resposta dos tremores cessa e a hipotermia rapidamente se estabelece.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/01/17/mito-ou-verdade-manter-o-ar-frio-ajuda-a-queimar-mais-calorias.jhtm

Escreva um comentário

Contact Person Contato pelo WhatsApp