Nutrição Ficar acima do peso pode ser melhor para a saúde

Início / Blog / Nutrição Ficar acima do peso pode ser melhor para a saúde

Pesquisa aponta que pessoas com quilinhos extras conseguem driblar mais doenças e acabam até mesmo vivendo mais

Dieta severa: reduzir a alimentação de maneira drástica pode ser mais prejudicial ao organismo do que manter os quilinhos extras (Hemera Technologies/Thinkstock)

“Os riscos que a gordura representa para futuras doenças ou para a diminuição da longevidade têm sido exagerados”, diz Linda Bacon

Perder peso de maneira drástica pode ser prejudicial à saúde. Pelo menos é o que diz uma pesquisa publicada no periódico Nutrition Journal. Segundo o estudo, estar ligeiramente acima do peso, mas ingerindo uma dieta balanceada, é mais saudável ao organismo do que viver em constantes regimes restritivos. Pessoas obesas quando adultas tendem ainda a viver mais que idosos magros e a lidarem melhor com algumas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e falência renal.

De acordo com o estudo, pacientes obesos acabam colocando sua saúde em risco quando enfrentam tentativas obsessivas de emagrecer – atitude estimulada pelos órgãos federais de saúde pública. A recomendação do especialistas, no entanto, preza pelo equilíbrio. Para eles, basta que se opte por viver uma vida balanceada entre alimentação e exercício físico, mesmo que, no final das contas, ainda se acabe engordando uns quilinhos.

Horário biológico – Para os pesquisadores, os resultados do estudo exibem um dado trivial: deve-se respeitar os sinais de fome e saciedade do organismo. Isso significa que se deve comer o suficiente para matar a fome, e não reduzir a ingestão de alimento com o intuito de emagrecer.

“Quando os dados são revistos sem o senso comum de que a gordura é prejudicial, fica evidente que os riscos que a gordura representa para futuras doenças ou para a diminuição da longevidade têm sido exagerados”, diz Linda Bacon, uma das líderes do estudo.

Mostrando 2 comentários
  • Miriam

    Tem coisas que não dá para entender, interessante a gente saber tudo, mas que confunde a cabeça das pessoas isso é certo! Uma hora dieta severa, outra hora, vamos emagrecer mas nem tanto..(rsr) Isso vale para saber que nada deve ser exagerado! Bjs

  • Miriam

    Vc tem toda razão Lu, mas na verdade eu entendi exatamente o que vc me falou, são alguns quilos, uma reserva mesmo. Bjs

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp