O que você tem feito para sentir-se feliz?

Início / Bem estar / O que você tem feito para sentir-se feliz?

Aproveitar pequenos momentos dá um brilho especial a nossa vida

Essa é uma pergunta interessante que leva a uma reflexão importante, pode ser que você responda que a vida não tem sido generosa contigo, mas será que você tem aproveitado todas as possibilidades?

Podemos passar dias reclamando que não temos o que fazer, que estamos sem dinheiro, que não temos tempo, que os filhos são prioridade, que tem muitos problemas a serem resolvidos, mas a verdade é que muitas vezes não estamos abertos a experimentar algo diferente, nem nos permitimos sair da zona de conforto que pode nos engolir na correria do dia a dia.

Claro que muitas vezes é mais fácil ficar em casa, assistir uma novela, um filme, dormir, afinal quem não tem mil coisas a resolver? Mas devo lembrar a você que o tempo corre muito rápido, precisamos ser atletas para poder usufruir da felicidade que podemos experimentar caso a gente decida usufruir de algumas horas de nosso dia, ou finais de semana.

Muitas coisas simples podem produzir um enorme bem-estar, só é preciso parar de focar em grandes projetos, claro que estes também fazem parte de nosso álbum de momentos felizes, mas podemos simplesmente achar algo pequeno como uma forma de nos sentirmos bem e felizes. Já pensou nisso?

Fiz um curso este fim de semana e ouvi uma mãe sofrer por dormir mal e acordar muito sonolenta para fazer o café da manhã para os filhos, a angústia, no entanto, não era o sono, e sim querer estar bem-disposta para compartilhar desse momento com os filhos, podendo preparar um delicioso café da manhã com suco fresquinho, pão quentinho, é isso que dá a ela uma imensa felicidade.

Nessa mesma viagem pude desvirtualizar com uma amiga que faz um trabalho para mim online, pude ver seu rosto de perto, ouvir sua voz, integrar o meu imaginário ao real, sentir o carinho que cresceu nesse um ano de convivência entre nós, dar um abraço gostoso. Isso me fez muito feliz, como é bom se permitir esses momentos que são grandiosos para o coração.

Encontrei outra amiga que sempre está disponível quando vou para o Rio, um sorriso no rosto como sua marca registrada, animada em me levar conhecer um lugar novo, e ainda fez questão de tomar o café da manhã comigo antes de meu retorno para casa. É muito carinho, muito especial, encheu meu coração de alegria, sempre amiga Chris. Isso é alimento para a alma, não tem preço esses momentos.

Viajar, comprar um carro novo, uma bolsa, sapato e até ganhar na loteria poderiam sim deixar você muito feliz, mas nem sempre está ao nosso alcance, mas pequenos momentos preciosos, estes sim estão. Só que a grande maioria das vezes se perde muito tempo envolvido na frustração de não conseguir o que se quer e se perde a possibilidade de aproveitar o que se tem perto e de fácil acesso, como a família, se distrair plantando flores no jardim, uma horta, a leitura de um bom livro, ou mesmo poder se deitar no colo do marido, brincar com o filho, mesmo que esteja cansado.

Se ainda não experimentou realizar essas coisas simples está na hora de começar, já, pois o tempo se esvai e você pode perder uma oportunidade de sentir a felicidade de uma forma mais autêntica.

Experimente, mas faça de coração e encontre dentro de si o que necessita para ser feliz.

 Psicóloga Luciana Kotaka

Mostrando 4 comentários
  • Chris Ferreira

    Oi Luciana.
    lindo o seu texto e muito importante. Podemos ter a felicidade em coisas simples, em projetos pequenos e essa felicidade vai nos ajudar a ter energia para os grandes projetos.
    É sempre muito bom te ver e te ouvir.
    beijos
    Chris

  • Telma Maciel

    Eu tô aqui, passando um momento difícil… Daí tem dias que esqueço de me apegar a esses pequenos momentos felizes. Mas foi muito bom ler o post para relembrar e dar mais valor a eles!! 🙂
    Beijo

  • Geise Jacqueline

    Cheguei aqui através da Chris! Todo dia é um dia especial. Aprendi que existe muita felicidade nos pequenos momentos simples de nossa rotina. Muito bacana o texto!!!
    Vou compartilhar!

    Bjuss

  • Luciana

    Chris, vc é uma linda, tem feito muita diferença em minha vida sua amizade, mesmo que nos poucos momentos que nos encontramos.
    Bjs

Escreva um comentário