Obesidade e emoções

Início / Blog / Obesidade e emoções



Diante das atribulações que passamos em nosso dia a dia, vem aumentando a frequência de pacientes que trazem relatos , de que utilizam a comida como forma de compensar o cansaço, ou as situações de estress que passou durante o seu dia.

A obesidade vem denunciar e concretizar a dor que o sujeito está exposto. As frustrações ficam impressas na gordura, que vem de alguma forma com a finalidade de bloquear a dor, tentando esconder do mundo aquilo que o aflige,que o coloca vulnerável , sejam para as pessoas que a rodeiam ou como forma de se esconder de si mesma.

Comer dá prazer, e comer é rápido e fácil. Porém temos que lembrar que comida tem função de nutrição, e emoções devem ser resolvidas e forma assertiva, ou seja, se está triste, poder chorar, falar, elaborar sua dor.

Cerca de 90% dos pacientes que chegam ao consultório buscando a perda de peso , deixa aparecer um pedido de socorro para suas questões emocionais, vê seu discurso sucumbir tornando secundário a perda de peso, para tratar das situações de sua vida.

A obesidade está sendo considerada hoje como uma epidemia, sendo necessário e urgente uma mudança na postura dos tratamentos, levando em consideração esses fatores que vem sendo fortes disparadores para o consumo de comidas.

Psicóloga Luciana Kotaka

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

Curitiba – PR

Mostrando 3 comentários
  • Luciana Laffront

    Concordo plenamente com isso, as pessoas andam aparentemente mais frustradas do que nunca e descontando tudo isso na comida, daí o crescente número de obesos e doentes de transtornos alimentares, no meu blog tem uma seguidora bulimica e muitas vezes a aconselho, mas por vezes fico sem saber o que dizer ao ler seus posts que muitas vezes são absurdos, já comentei com ela que ela precisa de ajuda psicológica e ela diz que tem acompanhamento, mas acho q não tem dado resultado pois ela posta coisas absurdas no blog, chego a ficar horrorizada e tenho medo por ela e por tantas outras Anas e Mias como elas se identificam, com certeza é necessária muita ajuda a essas pessoas eu mesma cheguei a pesar 135 kg e hj graças a Deus e com ajuda da minha nutri estou com 105 e não vejo a hora de sair da casa dos cem, com certeza será a maior felicidade…
    Como cheguei a esse peso???
    Depressão!
    Bjinhusssss
    vou te seguir a adoraria receber sua vizita em meu cantinho

  • Miriam

    Nem sempre uma pessoa obesa é assim por ser relaxada, sempre há algo maior por trás disso. È difiícil para eles simplesmente “fechar a boca”, mas nem todos entendem assim.

  • A Minha Perda de Peso

    Concordo.

Escreva um comentário

Contact Person Contato pelo WhatsApp