Poderosos para a saúde

Início / Blog / Poderosos para a saúde

Seja no frio, seja no calor, o chá está sempre presente na mesa do brasileiro. Os benefícios da bebida foram descobertos há milhares de anos A.C, pela civilização egípcia. Gostoso, saudável e pouco calórico, os chás são diuréticos e contêm propriedades antioxidantes. Além disso, alguns deles são capazes de prevenir diabetes (pois diminuem a vontade de comer doce) e ajudam a combater o estresse.

Luciana Kotaka, psicoterapeuta especialista em transtornos alimentares, explica que os benefícios de uma bela xícara de chá foi amplamente difundido no decorrer dos tempos, que vai desde um chá de camomila para deixar as pessoas mais calmas, como o saborear um delicioso chá inglês somente pelo prazer. “Além disso, percebe-se também que muitas crenças foram criadas a seu respeito e em muitos momentos de estresse ou tensão, a bebida serve para acalmar o corpo. Ele também é tido como uma forma de reunir pessoas, pois utiliza-se essa bebida para compartilhar momentos de alegrias”, diz a profissional.

Já a nutróloga Liliane Oppermann ressalta que as ervas tem ação terapêutica em praticamente todos os problemas de saúde, mas não substituem o tratamento convencional. “Por exemplo, o chá de espinheira santa melhora gastrite, mas deve se consultar um médico para ver se há bactérias que precisam de antibiótico”, diz.
Conheça os benefícios de quatro tipos de chás:

Chá de canela: “tem ativos que controlam glicemia sendo indicado para diabéticos, pois ele diminui a vontade de comer doce”, diz a nutróloga. Também é usado para aliviar dores abdominais acompanhadas de diarreia e cólicas menstruais. É contraindicado durante a gravidez, em caso de febres de origem ainda não conhecida e úlceras de estômago.

Chá de camomila: ideal para tratamento de dificuldades digestivas, como cólicas intestinais, náusea e vômito. “Melhora o desconforto abdominal causado por gases”, afirma Liliane. Também é muito utilizado como um calmante em casos de ansiedade e de insônia. Além disso, a bebida tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica.

Chá de capim: “bom para insônia, estresse, além de ser relaxante”, explica a nutróloga. Também é indicado para cólicas intestinais e uterinas. Mas atente-se: a bebida pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos ou calmantes.

Chá de gengibre: é anti-inflamatório, diurético e digestivo. Muito conhecido para minimizar enjoos da gravidez, as gestantes devem procurar seu médico antes de tomar qualquer planta medicinal.

Créditos:
Luciana Kotaka, psicoterapeuta especialista
www.lucianakotaka.com.br
Nutróloga Liliane Oppermann
www.doutoraliliane.com.br

http://www.alemdabeleza.com.br/MAT%C3%89RIAS/MostraMaterias/tabid/682/CaseID/962/Default.aspx

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp