Substância presente no chocolate amargo melhora capacidade aeróbia, diz estudo

Início / Blog / Substância presente no chocolate amargo melhora capacidade aeróbia, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

 

Imagine comer um bom chocolate em vez de sair para correr e ainda melhorar o fôlego. Pois um estudo conjunto de três universidades americanas e uma mexicana, publicado no “Journal of Physiology”, comprovou que o consumo diário de pequenas doses chocolate amargo aumenta a capacidade aeróbia mais do que exercícios em esteira.

Os ratos que foram suplementados com uma substância antioxidante presente no chocolate – um tipo de flavonoide chamado epicatechin –  tiveram um aumento na capacidade aeróbia superior ao apresentado pelos ratos que fizeram exercícios em esteira por 15 dias. Mas os melhores resultados ocorreram nos ratos que se exercitaram e tomaram o suplemento de epicatechin.

O suplemento do flavonoide provocou aumento da densidade de capilares nos músculos, que levam sangue para que as células consigam manter o exercício. A suplementação não aumentou a força e o tamanho dos músculos, mas deixou eles mais resistentes à fadiga. A capacidade cardíaca também foi melhor nos ratos tratados com o suplemento e eles apresentaram melhores resultados na esteira. Além disso, o número de mitocôndrias nos músculos das pernas e do coração aumentou, melhorando a capacidade do músculo de utilizar o oxigênio para trabalhar.

Estas alterações não melhoram apenas a performance nos exercícios aeróbios, mas também estão ligadas à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. O flavonoide epicatechin pode ser encontrado em qualquer chocolate, mas em quantidades muito pequenas e com muita gordura, o que diminui os benefícios. Já no chocolate amargo – alta concentração de cacau – ele pode ser encontrado em maior quantidade e associado a uma menor quantidade de gordura, trazendo mais benefícios para a saúde.

Segundo os autores do estudo, estas descobertas podem auxiliar na elaboração de tratamentos para pessoas com problemas de fadiga muscular.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/09/28/substancia-presente-no-chocolate-amargo-melhora-capacidade-aerobia-diz-estudo.jhtm

Comentários
  • Nut. Juliana Tolêdo de Faria

    Amei seu blog. Também sou nutricionista e sempre estou lendo para me atualizar. Parabéns pela dedicação.

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp