Um dia saudável

Início / Alimentação / Um dia saudável

IMG_0066

 Nada mais agradável do que passar o dia recebendo informações tão importantes sobre saúde e equilíbrio no evento Vida Saudável patrocinado pela Coca-Cola, com a participação do cardiologista Carlos Scherr, Doutor em Cardiologia e membro da American College of Cardiology, autor do livro Estilo Ipanema.

6778657g1

Trecho da sinopse: Nos dias de hoje, é cada vez maior abusca por qualidade de vida. Mas manter-se saudável, minimizando o risco de problemas do coração ou doenças como diabetes, não precisa ser sinônimo de sacrifício. Em Estilo Ipanema – Viva com saúde sem abrir mão do prazer , o cardiologista Carlos Scherr mostra que é possível desenvolver bons hábitos sem abrir mão do prazer. Ao longo das páginas, ele derruba mitos que cercam as dietas, a atividade física e o controle do estresse, oferecendo soluções práticas que podem ser seguidas com facilidade.

Sou psicóloga, trabalho com obesidade e transtornos alimentares, assim as informações por ele apresentadas foram muito valiosas para meu trabalho com pacientes. Ele coloca o equilíbrio como ponto fundamental para nos mantermos com saúde, desta forma podemos comer e beber o que quisermos desde que tenhamos equilíbrio e bom senso nas quantidades ingeridas.

Uma pesquisa realizada do Vigitel 2011 (pesquisa telefônica feita pelo Ministério da Saúde, apontava 15,8% dos brasileiros como obesos e 48,5% com sobrepeso. Um crescimento muito grande em pouco tempo. Esses números são alarmantes e vêem crescendo de forma desenfreada, não somente no Brasil como em outros países.

 Para podermos reverter esse quadro precisa ficar claro que radicalismo nunca funcionou, sabemos o quanto as dietas são contraproducentes podendo gerar transtornos alimentares entre outras doenças. Desta forma devemos aprender a comer de tudo na qualidade adequada, mas o prazer também precisa estar presente, da mesma forma como um chocolate, um copo de Coca-Cola faz parte da vida, ambos de extremo agrado ao paladar dos brasileiros.

 Como o lema do Dr. Carlos é “Prevenção não é Punição” não podemos transformar nossa vida em um eterno contar pontos de calorias, ou mesmo ficar pesando a quantidade de alimentos ingeridos, tudo pode ser mais simples, desde que possamos ser mais flexíveis, não sermos radicais nas escolhas, e sim comer com parcimônia o que gostamos.

 E porque ao invés de tentarmos culpar os alimentos e bebidas que estão disponíveis no mercado, não focamos em manter um ritmo de vida que favoreça nossa vida de forma global, evitando doenças e outras patologias.

A atividade física é um exemplo que vem sendo negligenciado por muitas pessoas, apesar de terem acesso à informação da importância que tem para a manutenção de nossa saúde.

 O tempo está escasso, mas podemos aproveitar o tempo à noite para focar na saúde, como o uso da esteira; e para as mamães que se sentem culpadas por trabalharem fora de casa, estas podem curtir um videogame com dança, colocar as crianças nessa festa que com certeza ficará marcado para sempre na lembrança dos filhos.

 Um ponto muito importante a ser ressaltado é que o Dr. Carlos coloca que em uma pesquisa que realizou em algumas escolas no Rio de Janeiro confrontou dados que o surpreenderam, pois alunos de escolas particulares apresentaram colesterol muito alto, em contrapartida os de escolas públicas estavam mais saudáveis. Isso deixa claro que quanto mais alta a renda, mas fácil o acesso a comidas não saudáveis e seu consumo.

 Estilo Ipanema traz essa proposta de viver com equilíbrio e o Viva Positivamente vem desenvolvendo vários eventos incentivando a saúde, a atividade física e o positivismo, conheça um pouco mais: http://www.cocacolabrasil.com.br/viva-positivamente/viva-2-0/

 Vamos viver de forma mais positiva, sorrir mais, dançar, ajudar o outro e sair da inércia, e com certeza teremos mais saúde e alegrias em nossas vidas.

Coca cola capa

Mostrando 2 comentários
  • Chris Ferreira

    Luciana, o evento foi ótimo e as informações passadas pelo Dr. Carlos Scherr foram de enorme valia. Eu que estou no processo de eliminar o sobrepeso da minha vida já estou lendo o livro e cada vez mais atenta ao preparo dos alimentos aqui em caso a ao que consumimos. Sempre buscando o equilíbrio para poder me permitir alguns prazeres.
    Gostei muito do seu resumo do evento.
    beijos
    Chris

    • Luciana Kotaka

      Obrigada Chris!
      Quero muito ler o livro dele, já está na minha lista de livros a comprar.
      Um super beijo

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp