Você se sente refém da gula?

Início / Alimentação / Você se sente refém da gula?

Será que você em algum momento da vida comeu além do que deveria? Comer por gula é um comportamento bastante comum, repetir um doce, uma massa, uma carne saborosa. Comer é um ato que promove muito prazer, desta forma nos confrontamos em vários momentos repetindo um prato, mesmo se sentindo satisfeito.

Mas devemos prestar atenção quando esse comportamento de gula estiver se repetindo com uma frequência de pelo menos dois dias na semana, sendo preciso buscar tratamento especializado, pois você pode estar apresentando um transtorno alimentar chamado TCAP – Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica.

Normalmente esse transtorno surge após um histórico de dietas inadequadas sem a devida orientação nutricional e até mesmo com o uso frequente de medicações para perder peso. A constante busca pelo corpo magro leva muitas mulheres e homens a buscarem formas aparentemente fáceis de emagrecerem, sem levarem em consideração que a perda de peso só é efetiva quando realizada com parcimônia.

A saúde, tanto física, quanto mental, pode ser seriamente afetada por dietas e medicamentos, sendo importante cuidar para que todo o processo seja gradativo e bem orientado.

Hoje, dia vinte e seis de janeiro, é o Dia Nacional da Gula, então preste atenção em como vem se alimentando e se perceber que a compulsão está presente é importante buscar ajuda tanto de um profissional nutricionista, como também de um psicólogo clínico especializado em obesidade e transtornos alimentares.

Escreva um comentário