Como funciona o processo de perda ou ganho de Peso?

Início / Blog / Como funciona o processo de perda ou ganho de Peso?


Pessoal, hoje aqui no Comportamento Magro vamos falar sobre o processo de perda e ganho de peso. Recebemos diversas perguntas sobre dieta e nutrição no Eu Adoro Esporte e percebemos que as pessoas ainda não compreendem completamente o processo de ganho/perda de peso.

Nosso objetivo aqui é que voce se livre de velhos dogmas da nutrição e entenda que ninguém engorda (e nem emagrece) pela exceção e sim pela regra.

Vamos lá: Comer um pedaço de bolo e ir se deitar para dormir não lhe fará acordar mais gordo no dia seguinte. (Desde que voce não faça isto todo dia, claro.) Assim como correr 4km em determinado dia não o fará levantar mais saudável no dia seguinte.

A perda ou ganho de peso é um processo e não um evento. Ela vai acontecer de acordo com sua dedicação ao longo de um período de tempo.

Ninguém engorda da noite para o dia. Assim como ninguém se livra do excesso de peso como num passe de mágica. A gordura corporal se forma num processo de acumulo diário de calorias durante um longo período de tempo.

Pense da seguinte forma: As calorias que voce consumiu na semana passada (gordura, proteínas ou carboidratos) e, que não foram consumidas, irá se acumular ao excesso de calorias que voce vai comer nas próximas semanas, transformando se em gorduras. Funciona mais ou menos assim: A cada 7.000 calorias ingeridas (e não consumidas) voce terá ganhado 1 kg. O mesmo acontece com a perda de peso. A cada 7.000 calorias consumidas voce terá perdido 1 kg.

Lembre-se: Independente de voce estar em um processo de perda ou ganho de peso, voce só notará a diferença em seu corpo (se está engordando ou emagrecendo) depois dos primeiros 5 kgs. Então, paciência e perseverança. Voce se comprometeu com um estilo de vida mais saudável e cada dia conta como um passo rumo ao seu objetivo.

Ame o seu corpo!

Grande abraço,

Mostrando 9 comentários
  • Lilian

    Gostei muito é dificil perceber que a balança mostra o que tem no seu corpo e que nem tudo já faz parte de vc.
    O importante é manter firme no objetivo.
    Obrigado Lu pelo comentário no meu bloguinho e por compartilhar esse texto.
    Bjs

  • Mirela Machado

    Puxa vida, minha mente vive se divertindo as minhas custas, pois todas as vezes que “exagero” tenho a impressão de engordar instantaniamente, agora depois deste post, tudo mudou. bjs

  • Renata

    eu ameei o post, e sempre me perguntei qtas calorias tinha 1 kg, hehehe.
    eu concordo, mas é chato quando alguem tem mais facilidade de engordar que perder…
    mas tudo é possivel, com dedicação; beijoss

  • Lucianne

    Oi Lu!

    Adorei! A perda ou ganho de peso é um processo e não um evento. Ela vai acontecer de acordo com sua dedicação ao longo de um período de tempo.
    é exatamente isso, que preciso lembrar todos os dias!
    Valeu!
    E amo sua visita!
    Vamos combinar seim de nos conhecer pessoalmente!
    Veja a disponibilidade da sua agenda e me mande por e-mail,e não vamos ficar somente na promessa!
    bjux e shalom

  • Sibele

    Oi,Lu!Pois é engordar e emagrecer são processos lentos,mas ainda acho que engordar é bem mais rápido do que emagrecer,quando a gente dá por si já engordou 2 ou 3kg.Agora eliminá-lo é bem mias difícil.
    Beijosss

  • Luciana

    Ótima postagem!!! Adorei a matéria e com certeza tirou a dúvida dos leitores. Um abraço

  • Janaína Macedo

    Matéria para acabar com a “piração” de muitas pessoas que estão nesse processo.
    Beijos, Lu!

  • Marcio Lisboa

    Interessante esse tipo de percepção, estou no processo de perca de peso há um ano e ja perdi com qualidade 7 kilos, poderia ter perdido mais, porém, me sinto mais resistente e em boa forma. O que ele falou tem tudo a ver, o importante para perda de peso é ingerir uma quantidade menor de calorias diarias e auxiliado com a pratica de exercicio é igual a perda de peso e para hipertrofia é o contrario. Pratiquem bastante exercicios aerobicos, isso vai lhes favorecer uma ótima resistencia e um otimo fisico…. Hoje estou com 79 kilos, pratico musculação, corrida e ainda volei de praia.

  • Eduardo Valença

    Adorei a dica e as informações sobre o peso por calorias acumuladas, de fato o processo de perda ou ganha de algo, principalmente se quer que seja duradoura é o trabalho continuo e dedicação, vale aquela frase já manjada, foco, força e fé!

Escreva um comentário