Os benefícios de monitorar o que se come

Início / Blog / Os benefícios de monitorar o que se come


Alguma vez você parou para anotar a quantidade de comida que ingeriu durante o dia? Alguns estudos científicos sugerem que anotar tudo o que se come ajuda a perder peso e não voltar a engordar.

Isso porque é uma forma bem eficiente de mostrar no concreto o que a fez engordar. Na grande maioria das vezes achamos que comemos pouco, mas ao anotar tudo o que se come, detectamos muitos erros alimentares, que aos poucos vai se somando e alterando aos poucos os ponteiros da balança.

Ao visualizarmos o que ingerimos, fica claro que a única pessoa responsável por estar acima do peso é você mesma. Mesmo você sabendo que você é o que come, anotar tem seu diferencial, cai a responsabilidade em suas mãos, e você se torna bem mais consciente do que está ingerindo.

Vamos tentar?

Escolha um local para anotar, pode ser uma caderneta, folhas de papel avulsas, caderno, computador, celular. Hoje existem alguns programas na internet que facilitam essas anotações, já lhe passando a quantidade de calorias ingeridas e sugestões.

Coloque o dia, os horários e a quantidade ingerida de cada comida. Vale colocar também as bebidas e os lanches intermediários.

Aproveite para notar seu dia, como foi, o que sentiu. Vai poder avaliar com mais critério o que comeu, onde exagerou e qual a relação dos aspectos emocionais no seu comportamento alimentar.

Vamos lá, está esperando o que para começar, à hora é agora!

Psicóloga Luciana Kotaka

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

Curitiba -PR

Mostrando 10 comentários
  • Madre Madalena da Santíssima R.A.

    Querida Alma Magra em Cristo
    Tive Santos Gozos Múltiplos ao ler seu post. Sim, devemos anotar tudo o que comemos. Em meu convento, ensino todas as minhas pupilas a anotarem tudo o que elas comem, mesmo que seja uma pequena colher para experimentar o tempero do alimento.
    Sou uma Madre Severa em Cristo, portanto não posso facilitar, pois o perverso espírito da Obesidade Diabólica sempre nos ronda. O Inimigo nos quer ver gordos e disformes, mas Jesus nos ama e quer nossa felicidade totalmente magra, não é mesmo, minha florzinha do jardim light?
    Santo Ósculo em seu coração!
    P.S.: Você tem um lugar especial em minhas preces!

  • Lúcia

    Oi
    É se começar a monitorar a comilança vamos
    ver que comemos D+.
    Gostaria de saber a quantia que precisamos
    por dia?
    Beijos…
    Lúcia

  • aline rivieri

    Olá, eu estou pensando em fazer algo do tipo, mas ao inves de anotar, tirar foto do que vou comer, assim vou querer sempre caprichar e não fazer feio. Será que funciona? é positivo?

  • Bia

    Dra. Essa de anotar é cruel… Mas vou sair daqui e organizar já,já onde anotar, estou participando da blogagem coletiva da dieta, as minhas dificuldades, relacionei no primeiro post da coletiva. Acredito o que dificulta mais é a falta de exercício, massas, cerveja e talvez o anteconcepcional, que trio parada dura rsrsrs.
    Grata por ter está “casa” para orientar quem busca qualidade de vida, e quero viver bastante sem me privar de pequenos prazeres de comer bem…
    Um abraço com boas energias.

    Bia.

  • Elaine Rodrigues

    Olá Drª Luciana,
    Amei seu site, estou participando da Dieta coletiva, e vou seguir suas dicas.
    Adorei.
    Obrigado por nos ajudar.
    Bjos

  • Giuliana

    Oi Luciana,

    Muito bom seus posts diários, e o de hoje foi uma ótima dica para nós que estamos participando da Dieta Coletiva, eu com o intuito de reeducar minha alimentação e emagrecer.

    Gostaria de saber se você pode me indicar algum programa que facilite esse acompanhamento.

    Obrigada

  • Paty Lenny

    Olá, você pode nos indicar quais os nomes dos progaramas que anotamos a alimentação e eles já nos dão a quantidade de calorias? Começei minha dieta segunda-feira, com a Dieta Coletiva das blogueiras, e desde então tenho anotado na minha agenda. Mas essa idéia do programa é muito legal. E a de anotar as sesnsações também é demais!

    Obrigada.

  • jane brito

    Legal, Luciana, vou começar a anotar sim!! Mais uma diciplina pra mim….que costumo não ser diciplinada………….!
    Ah, e obrigada pela visita!!!!

  • Gilmara

    Vi no blog da Fernanda Reali sobre a dieta coletiva e estou dentro. Estou querendo emagrecer a um certo tempo, mas fico no efeito sanfona de +2kg e – 2kg. Vou começar a anotar tudo o que colocar na boca, até agua (essa é bem importante controlar tb, pois tenho me policiado para injerir mais liquido).

    Parabéns pelo blog, muito instrutivo.
    Beijocas e um feliz ano novo.

    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

  • Adriana Ribeiro

    Já adotei a ideia! Separei um caderninho e mãos á obra! adorei!

Escreva um comentário