Emagrecer requer usar a inteligência

Início / Blog / Emagrecer requer usar a inteligência


Existem vários formas de perder peso e em nossa cultura é muito forte as conquistas rápidas. Vemos espalhados em vários locais de comunicação, anúncios de como ganhar dinheiro fácil, e emagrecer em pouco tempo. Não faltam opções milagrosas e perigosas.Porém, é necessário valorizar nossa capacidade de perder peso, e reconhecer e compreender nosso estado de espírito, é um dos fatores essenciais para alcançar esse processo.Os efeitos desses aspectos em nosso comportamento alimentar, são visíveis, e ao desenvolvermos ferramentas para desenvolver comportamentos magros, poderemos caminhar de forma mais efetiva para perder peso. Nada mais saudável e concreto do que os resultados obtidos com esforço e determinação.

Proponho realizar uma avaliação pessoal para detectar que situações tem dificuldades de lidar, podendo desenvolver auto controle, que seria capacidade de redirecionar esses impulsos de forma assertiva, ou seja, pensar antes de agir, e buscar outras atividades no momento de crise ou compulsão.

Quanto tempo tem disponibilizado para você? Como divide seu dia? Tem tempo para uma corrida no parque, ou uma hora de academia? Veja, sempre tem alguma coisa que impede.

Precisamos estar abertos para as mudanças, pois esse é o passo inicial e efetivo de novas aquisições comportamentais, incluindo o desejo.

Quando cito o desejo, quero mostrar que podemos querer comprar um carro novo, porém não fazemos nada de real para se conseguir mudar de emprego,melhorar o salário. E pergunto: que desejo é esse? Desejo frágil, como um castelo de areia, que ao menor sinal de enfretamento, irá ruir.

Ouvimos muitas pessoas dizerem que querem perder peso, ou um casamento melhor, mas em contrapartida vemos a falta de iniciativa, a dificuldades em sair da zona de conforto, sair desse processo para buscar novas realizações. Como se estivessem presas a areia movediça, e não tivesse forças ou motivação para sair deste lugar.

Já se sentiu assim? Tenho certeza que sim, em vários momentos.

Motivação é um aspecto a ser considerado, imprescindível para alcançar resultados. Caso não esteja motivado, não terá  energia, determinação na busca de um corpo saudável e confortável.

É necessário que possamos utilizar de estratégias inteligentes para um final de sucesso, e tudo depende de você, exclusivamente,de você!

Vamos montar um projeto? Mas lembre-se, ter seriedade e compromisso fará a grande diferença.

1 – Qual seu objetivo : perder peso com saúde;

2- O que posso fazer para conquistar esse objetivo? procurar um bom profissional que possa me auxiliar (nutricionista, psicólogo, preparador físico,etc..);

3- Quais são os passos seguintes para essa conquista? disciplina, organização, determinação.

Tudo na vida funciona desde que traçamos metas e objetivos, pois caso contrário, acabamos engolidos pelo tempo que passa rápido e impiedoso, não dando a nós a possibilidade de retorno. Pense com carinho em sua vida, e no que espera, não somente hoje, mas daqui há alguns anos.

Mexa-se, ouse mudar, seja diferente!

Psicóloga Luciana Kotaka

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

Curitiba -PR

Mostrando 6 comentários
  • paula

    o que vc escreveu é realmente o que acontece. querer apenas não é suficiente, quando não se faz nada, efetivamente, para perder peso. tava precisando ler exatamente o que vc disse hj! obrigada!

  • Solange

    Lú, MARAVILHOSAS essas reflexões. Eu chamo isso de auto-engano, empurrar com a barriga, enfim, já fiz isso inúmeras vezes não só em relação à RA. e ao emagrecimento.
    Acho que estou aprendendo a colocar a mão na massa e agir. Antes tarde do que nunca, né?
    Lú, posso colocar esse texto no meu blog com link para cá? Gostei d+ e gostaria de tê-lolá para reler qdo precisar…
    Bjs!
    Bjs!

  • Olá Paula

    Que bom que de alguma forma minhas palavras te tocaram.Esto sempre por aqui, e se precisar,conversamos. Beijo grande

  • emanuele

    O mais interessante que eu uso tais ‘truqes’ para fugir da compulsão alimentar q eu reconheço ter… Até escrevi isso num post. mas a fragilidade do meu desejo de me manter magra é frágil. Eu me autosaboto desde novinha. Excelente post. me tornei sua fã!

  • Paty - Dona Amélia

    Esse questionário, pequeno, é gigante na utilidade!
    Propondo-se a respondê-lo com sinceridade, a briga com a balança fica muito mais leve e fácil! ;oD

    Obrigada pela ajuda que nos dá, ainda mais agora à Dieta Coletiva!
    Xerinhos
    Paty

  • Lúcia

    Oi
    Sem esse grupo de profissional pra dizer o que pode
    e o que não pode, sozinho não conseguimos.
    Precisamos de disciplina e muita vontade de
    vencer esse desafio e nada de começar na segunda feira, porque não
    hoje.
    Beijos…
    Lúcia

Escreva um comentário