Mulheres olham mais para elas do que para eles

Início / Blog / Mulheres olham mais para elas do que para eles

Ao olhar por poucos segundos para outra mulher, elas reparam cabelo, roupa e sapato

Guilherme Sillva
gusilva@redegazeta.com.br

 

Mais do que um olhar de competição, as mulheres veem os modelos de aparência para observar a reação que causam, diz psicólogo

Você faz as unhas, o cabelo, a maquiagem. Compra roupa nova, sandália, brinco, colar. Faz dieta, pula o almoço, só bebe refrigerante light. Sobremesa, nem pensar. Depila pernas, virilha, buço, axila. Até que se olha no espelho e, maravilha, gosta do resultado. A pergunta é: para que isso tudo? Ou melhor: para quem? Afinal de contas, você se arruma para os homens a admirarem ou para as outras mulheres?
E o que mais chama a atenção de uma mulher? Um homem ou outra mulher? Uma pesquisa de um site inglês afirma: mulheres olham mais para outras mulheres do que para homens. Ao olhar por poucos segundos para outra mulher, elas reparam no cabelo, na roupa e no sapato, diz o estudo.
O psicólogo Adriano Jardim explica que essa atitude das mulheres é mais do que um olhar de competição. “É uma conformidade social, um modelo que causa efeito. Na verdade, elas olham os modelos de aparência para observar a reação que eles causam”, explica.

Elas falam

Uma mulher bonita chama a atenção, elas não negam. “Na maioria das vezes, uma mulher olha para outra para analisar se ela realmente está magra, com o corpo em forma”, diz a farmacêutica Joice Lopes.

Para Geórgia Vasconcelos, as mulheres saradonas se vestem para os homens. “Já as outras se vestem para os dois, mas focam nas mulheres, para chamar atenção das ‘concorrentes’. É um gesto para se fazerem presentes”, diz a professora do Unesc.

Já a jornalista Raquel Oliveira diz que as mulheres sempre reparam outras mulheres, por pura competitividade. “Uma sempre quer se destacar mais do que a outra, seja qual for o ambiente. E se tiver que apontar os defeitos das outras, melhor ainda. Principalmente no quesito beleza”, afirma.

Trata-se de uma vaidade de querer ser invejada. Isso envolve mais do que um estilo de roupa ou de estar na moda. A atenção dos outros sobre a outra mulher é que é observada. Se ela é maior do que a atenção que estão dando a ela mesma. “No final das contas, no mundo feminino, uma mulher vive em função da outra”, diz Raquel.

Fonte: A Gazeta

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp