O que é constelações sistêmicas

Início / Blog / O que é constelações sistêmicas

 

A abordagem sistêmica, conhecida por “constelações familiares” e “constelações organizacionais” é extremamente útil e eficaz no diagnóstico, tomada de decisões e solução de questões individuais, grupais e coletivas. pode ser executadas com “bonecos” ou nao, onde energizamos toda situacao a ser esolvidas em alguns bonecos que aqui serão escolhidos pelo cliente.

 

Sua aplicação atinge todas as dimensões das atividades e relacionamentos humanos, tanto nos aspectos pessoais como nos organizacionais. Aplica-se, portanto, a pessoas, equipes, departamentos e organizações como um todo, sendo que especialmente nas empresas familiares temos um dos campos promissores para o uso desta abordagem, na medida em que nelas muitas vezes se confundem os âmbitos da família com o da empresa.

 

As “constelações” consistem originalmente num grupo de pessoas, onde um “cliente” traz a questão a ser resolvida com o apoio de um Consultor. Após uma curta delimitação e foco na questão e nos resultados a serem alcançados, são definidos representantes para as diversas pessoas e elementos, tais como profissionais, departamentos, clientes, mercados etc envolvidos na situação.

 

O cliente posiciona intuitivamente, num espaço pré-definido, os representantes, que passam a vivenciar a questão trazida, nos lugares onde foram colocados. O Consultor acompanha o que os representantes sentem e dizem, se tem a tendência para algum movimento, se algo está faltando. O Consultor busca reposicionar os representantes em lugares onde se sintam bem, se sintam no “lugar certo”.

Cabe destacar que o cliente deve ser a pessoa responsável pela solução da questão trazida, tendo a autonomia decisória para tanto. Os representantes são pessoas estranhas que geralmente não conhecem a realidade do cliente. Em situações que exigem confidencialidade como, por exemplo, questões de uma diretoria, é possível a substituição dos representantes pessoas por objetos, figuras, símbolos etc.

 

O resultado desta abordagem é abrir para o cliente novas percepções, alternativas de ação e encaminhando soluções para a questão trazida.

Um conceito particularmente útil na abordagem sistêmica é o dos “emaranhamentos”, ou seja, situações onde os três princípios sistêmicos não são respeitados, trazendo com isso desequilíbrios. Alguns exemplos de situações em que as constelações podem ser utilizadas, tanto para a organização como para os profissionais que a compõe:

•    âncoras para dia a dia
•    integração de equipes
•    problemas pessoais que interferem no percurso normal da vida

•    dominando seus instintos
•    prosperidade pessoal
•    lidando com o “desconhecido”
•    gestão de conflitos
•    problemas familiares ( o segredo)
•    constelações com ou sem bonecos, em grupo ou individual
•    Maior qualidade de vida

 Giselle Faiad estará em Curitiba em outubro para realizar Constelação de Bonecos.

Para quem se interessar, enviar e-mail para : contato@lucianakotaka.com.br

Escreva um comentário

WhatsApp Contato pelo WhatsApp