Como valorizar seu tipo físico

Início / Blog / Como valorizar seu tipo físico

Conhecer o formato do seu corpo e escolher as roupas certas pode te deixar com uma silhueta incrível, mesmo com quilos a mais ou a menos

Por Andressa Dias

No Brasil existem mulheres com as mais diversas belezas e formas: altas, baixas, magras, cheias de curvas e assim por diante. Em vista disso, a moda oferece opções para esses variados formatos de corpo.

O primeiro passo na busca das roupas ideais para seu tipo físico é reconhecer qual é o formato do seu corpo. Existem as silhuetas do tipo oval ou redonda, triângulo, triângulo invertido, retângulo e ampulheta. Se você ainda não sabe qual é o seu, siga nossas dicas para descobrir e coloque em prática nossas sugestões para compor looks que valorizem suas formas.

Silhueta Oval/Redonda

silhueta oval é aquela em que a cintura é mais larga que os ombros e os quadris, em formas mais arredondadas. Neste caso, é importante procurar afinar a silhueta, escondendo a barriga e chamando atenção para outras partes do corpo, como as pernas e o colo.

Evite as blusas que mostram a barriga e evite usar a peça por dentro da calça. Além disso, fuja dos vestidos com recorte abaixo do busto ou com cintos na cintura, pois eles chamam mais atenção para esta área. Calças muito justas vão afinar mais as pernas e acentuar a silhueta oval, a mesma regra vale para saias. Procure não usar roupas com tecidos e cortes que chamem a atenção do look para a área da cintura, como listras horizontais e roupas claras e com babados.

Silhueta Triângulo

Também conhecida como silhueta em formato de A ou de pêra, na silhueta triângulo os ombros são menores que o quadril. Este é um dos tipos mais comuns nas mulheres brasileiras.

Para dar a impressão de menos volume nos quadris, use camisas ou tricôs com a cava ultrapassando a linha do ombro para alongá-lo. Aposte também nas saias e calças em cores escuras e não muito apertadas. Decotes canoa ou de ombro a ombro também criam uma ilusão de ombros mais longos. Invista no tomara-que-caia, em camisas de mangas volumosas e procure usar saias e vestidos com corte evasê.

Evite a todo custo saias volumosas e calças de cintura baixa com stretch e as cigarretes. Fuja também das blusas frente única e com cava americana. Regatas de alça fina também não são as mais indicadas para este tipo físico. Evite usar bolsas ou acessórios que chamem atenção na linha do quadril.

Silhueta Triângulo Invertido

As mulheres com a silhueta em formato de triângulo invertido, ou aindaem formato de Y, têm os ombros perceptivelmente maiores que os quadris, bastante busto e pernas finas. Esse tipo físico é mais comum nas mulheres europeias.

O ideal neste caso é tentar diminuir os ombros e busto e aumentar o quadril. Aposte em vestidos de cava americana, frente única, blusas no modelo cachê-coeur eregatas de alça fina. Na parte superior do corpo, prefira cores escuras e na inferior, claras. As blusas devem ser preferencialmente volumosas no ombro, com detalhes horizontais, decote canoa e tomara-que-caia.

As saias e vestidos devem ser de corte reto, evasê ou rodados. Invista também nas calças de cintura baixa mais larguinhas e com pregas, inclusive você pode usar jeans em tamanho maior. Os vestidos justos e as saias afuniladas também valorizam o corpo em formato de triângulo invertido.

Silhueta Retângulo

silhueta em formato de retângulo ou em formato de H é aquela em que a mulher tem ombros, cintura e quadris na mesma medida e precisa marcar a cintura para quebrar a silhueta e valorizar seu tipo físico.

A dica é usar casaquinhos, jaquetas com pences ou cintos que afinem a cintura. As calças, blusas e vestidos em tons escuros com cinto também são boas opções para dar o mesmo efeito. As calças devem ser sem pregas, com cortes retos e afunilados ou com a boca um pouco mais larga. Valorize o colo com decotes em V ou U, canoa, brincos e colares.

As saias devem ter corte evasê ou curtas. Corsets também ajudam a afinar a silhueta. Evite usar camisetas e blazers em modelos mais quadrados e largos, blusas de gola alta que cobrem o colo.Evite os vestidos de corte reto, saias muito justas, jaquetas curtas e boleros.

Silhueta Ampulheta

Este tipo físico é um dos mais desejados entre as brasileiras por ser considerado um tipo físico ideal. Mas mesmo quem tem a silhueta em forma de ampulheta precisa tomar certos cuidados ao montar looks.

As mais cheinhas devem evitar roupas retas e sem pence e valorizar a cintura. Uma boa opção para este tipo físico é o vestido em forma de trapézio, pois este dá a sensação de volume na cintura e no quadril.

Evite golas altas se você tiver muito busto, pois pode dar a impressão de que você está acima do peso. Cuidado com as peças que deixam os ombros mais largos, como camisas e blazers, pois seu corpo pode acabar ficando com a silhueta de triângulo invertido.

Há sempre uma forma de valorizar suas melhores características e disfarçar as formas indesejadas do corpo. O importante é sempre tentar manter o equilíbrio no visual, para ficar com uma silhueta mais atraente. A roupa ideal pode deixar você com um corpo lindo mesmo que esteja com uns quilos a mais ou a menos.

http://www.dicasdemulher.com.br/como-valorizar-seu-tipo-fisico/

Escreva um comentário

WhatsApp chat Contato pelo WhatsApp