Obesidade causa alteração no córtex cerebral, diz pesquisa

Início / Blog / Obesidade causa alteração no córtex cerebral, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

Além de modificar a estrutura do corpo, a obesidade também pode causar alterações na anatomia do cérebro.

É o que aponta uma pesquisa da University School of Medicine, de Nova York, que usou imagens de ressonância magnética para comparar o cérebro de 44 obesos com o de 19 pessoas magras.

Os pesquisadores descobriram que os obesos tinham maior quantidade de água na região da amígdala e redução no tamanho do córtex orbitofrontal do cérebro.

Essas regiões estão envolvidas em mecanismos de recompensa e também no controle dos impulsos.

Segundo o autor da pesquisa, os achados podem indicar a presença de menos neurônios ou de neurônios em tamanho reduzido.

Há uma relação estatística entre sobrepeso e incidência de diabetes tipo 2, que já se mostrou ser um fator de risco de alterações cognitivas.

Segundo Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os resultados da pesquisa mostram que problemas como a obesidade e o diabetes devem ser “tratados agressivamente”.

“São doenças crônicas. Quanto antes forem tratadas, melhor”, afirma.

Cohen estima que a prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil gire em torno de 35% da população.

Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia, afirma que o fato de a obesidade interferir em áreas cerebrais ligadas ao impulsos não necessariamente explica o seu caráter vicioso.

“Muitas pessoas com essa compulsão tem a parte cognitiva em perfeitas condições. Isso [o encolhimento do córtex] é consequência, e não causa”, diz o neurologista.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/859687-obesidade-causa-alteracao-no-cortex-cerebral-diz-pesquisa.shtml

Escreva um comentário