A RAZÃO COMEÇA NA COZINHA

Início / Blog / A RAZÃO COMEÇA NA COZINHA

DA MESMA FORMA QUE A GASTRONOMIA DE UMA REGIÃO DEFINE SEUS VALORES E SUA VISÃO DE MUNDO, O QUE ACONTECE NA OFICINA DO ESTÔMAGO–COMO DIZIA CERVANTES–REVELA NOSSO MOMENTO ESPIRITUAL.

O DOCUMENTÁRIO DE DORIS DÖRRIE HOW TO COOK YOUR LIFE (COMO COZINHAR SUA VIDA) DISCUTEQUESTÕES ESSENCIAIS SOBRE A ALIMENTAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSO MODO DE VIVER. O FILME ESTÁ CENTRADO NO COZINHEIRO ZEN EDWARD BROWN, QUE CONTA AOS DISCÍPULOS O SEGREDO DE SUA ARTE: NA VERDADE, SÃO OS ALIMENTOS QUE NOS COZINHAM.

ELE VÊ NO ATO DE COZINHAR–DE FAZER PÃO A ESCOLHER E PICAR HORTALIÇAS–UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR POR SI MESMO E PELOS OUTROS. QUE ATIVIDADE HUMANA TEM MAIOR TRANSCENDÊNCIA QUE A PREPARAÇÃO DO COMBUSTÍVEL PARA NOSSO VEÍCULO VITAL?

MAL COMPARANDO, SE PUSERMOS O COMBUSTÍVEL ERRADO EM UM AUTOMÓVEL, ELE ACABARÁ APRESENTANDO ALGUM DEFEITO. ASSIM, O MOMENTO DE COMER NÃO DEVERIA SER UM ATO ROTINEIRO, SEM IMPORTÂNCIA. QUANDO PREPARAMOS NOSSOS ALIMENTOS, ESTAMOS FAZENDO UMA ESCOLHA TRANSCENDENTE PARA A SAÚDE E O ESPÍRITO.

_________________________________________________

TEXTO
EXTRAÍDO DO LIVRO: NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS.99 DOSES DE FILOSOFIA PARA
DESA RAZÃO COMEÇA NA COZINHA PERTAR A MENTE E COMBATER AS PREOCUPAÇÕES. DE ALLAN PERCY.

 

Mostrando 2 comentários
  • Miriam

    O ato da preparação dos alimentos realmente torna-se um ritual. Para mim é quase sagrado, nem quero muitas pessoas circulando pela cozinha. Eu adoro e realmente, na preparação, procuro ter cuidado para que a comida seja o mais natural possível, sem conservantes. bela matéria! Bjs

  • Arianna Blomfield cameru

    Muitas pessoas tomam decisões de Ano Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano.

Escreva um comentário