Estresse pré-vestibular

Início / Blog / Estresse pré-vestibular

A preparação para o vestibular exige cuidados especiais para evitar o desgaste mental


Por Luciana Kotaka

Um alívio para quem já vivenciou essa fase e passou, mas para quem está na iminência de passar, com certeza está com os nervos à flor da pele.

Estudar é o único meio de aprendizagem, e para garantir uma boa vaga no mercado de trabalho, é importante se qualificar. Os jovens passam pela dura tarefa de escolher uma profissão, e muitos já bem perto de terminar o terceirão, não tem certeza do quer querem ser.

Nossos jovens estão preparados para essa escolha? Como é estudar sem saber ao certo se tem jeito para a profissão escolhida?

Muitos são os fantasmas nas cabeças dos estudantes, que assustados, vivem um imenso conflito de estudar, vivendo o medo dessa prova tão desafiadora. O estresse está instalado! Muitos pais não entendem esse conflito e cobram que seus filhos estudem o máximo possível no dia, como se isso garantisse uma boa qualificação.

Mas é importante ficar claro que não há garantia quando o estresse aparece, levando os alunos a sentirem cansaço, dificuldades de memória, entre outras habilidades que ficam afetadas.

A nossas emoções estão diretamente ligadas às nossas atividades, à busca do equilíbrio, do bem-estar, favorece e estimula nosso trabalho, estudos e relacionamentos. Porém muitas vezes negligenciamos esse aspecto e focamos somente em um objetivo específico, na busca de bons resultados. Nem sempre é produtivo esse movimento, pois acabamos dando mais atenção a um aspecto de nossa vida, e deixamos outros que estão diretamente relacionados com nossa produtividade e sucesso.

O período pré-vestibular é carregado de expectativas e muita tensão, seja do próprio aluno e até dos pais que esperam que o filho entre na universidade logo na primeira tentativa.

Existem estudos que comprovam que o estresse, é extremamente prejudicial ao ser humano, e o vestibular é um desencadeador desse processo. É importante, é separar horários e até um dia da semana para relaxar, como também organizar os horários para estudar. Desta forma, encontrará um equilíbrio que permitirá para facilitar esse momento que antecede as provas.

O aluno precisa se conscientizar que o momento de lazer faz parte do processo de preparação para o vestibular, uma forma saudável de liberar a mente e relaxar. O corpo e o cérebro necessitam desse momento para melhor fixação das matérias estudadas.

Claro que quando estamos estudando para uma prova como o vestibular, temos a sensação de que não conseguimos apreender todo conteúdo, e que não tem tempo para jogar fora. Esse sentimento é natural, porém, se não se permitir o tempo do cérebro relaxar para poder fixar as matérias estudadas, todo esse processo pode ser contraproducente para o aluno.

Se permitir a relaxar ajudará muito na assimilação dos conteúdos, o que será um grande benefício para ele mesmo. Importante distribuir as atividades para que no final, não seja prejudicado pelo cansaço mental ocasionado pela dedicação excessiva aos estudos.

Agora é só colocar em prática e se beneficiar dos estudos e do prazer de relaxar.

http://www.dicasdemulher.com.br/estresse-pre-vestibular/

Psicóloga Luciana Kotaka

Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

Curitiba – PR

Escreva um comentário