Geração nem-nem

Início / Adolescência / Geração nem-nem

nemnem

por Luciana Kotaka

A novela Geração Brasil traz à tona a realidade de milhares de adolescentes e jovens adultos que não estudam e nem trabalham, que por algum motivo não sentem desejo ou mesmo não sabem na verdade como mudar o comportamento.

Sabemos que algumas pessoas acham um caminho e de forma brilhante estudam, se formam e mudam a realidade até então vivida, proporcionando à família de origem uma situação financeira melhor. Mas nem todos conseguem ter essa determinação, principalmente as mulheres que na classe baixa engravidam muito cedo e largam os estudos para cuidar de seus filhos.

Segundo um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro um em cada cinco jovens brasileiros entre, 18 e 25 anos, não estudam e nem trabalham, são pessoas que não se sentem atraídas pelos estudos ou não têm qualificação para entrar no mercado de trabalho.

Essa crescente falta de perspectiva na vida desses jovens se dá por não sentirem-se estimulados a estudar e a buscar uma carreira, ou mesmo por não saberem como resolver esses conflitos e tomarem decisões que levem a um projeto de vida.

Na classe baixa esse percentual aumenta muito, até por não receberem orientação dos pais que trabalham demais e estão ausentes de casa, e também da escola que não consegue atrair a atenção desses jovens.

É preciso desenvolver projetos para esse público abrindo caminhos para explorarem suas potencialidades que na maioria das vezes não conseguem identificar. Fazer alterações no sistema educacional é essencial para essa mudança acontecer, novos projetos, novos caminhos que vão de encontro ao que os jovens hoje se interessam, um deles é a informática.

 

Mostrando 2 comentários
  • Alexander Baer

    Parabéns! Excelente artigo!!!!!!

  • monica barbosa

    meu filho tem 13 anos e ja passo por esse conflito etento dialogo e de nada resolve e acaba que ate eu mesmo estou desmotivada

Escreva um comentário