Causas do perfeccionismo e a obesidade

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por Luciana Kotaka

Comer é uma necessidade biológica e só nós podemos satisfazer e como é uma atividade pessoal escolhemos o local aonde iremos fazer essa comilança.

Aí vem o perigo, pois escolhemos o local para deixar escapar o controle que tanto lutamos para manter a sete chaves.

Podemos verificar algumas causas que levam as pessoas a se portarem de forma perfeccionista e assim direcionarem para a comida as dificuldades das quais não dão conta:

 1- Tudo ou nada – Ou faço certinho ou não faço. Então tenho que fazer academia todos os dias das 18h às 20h ou não faço. Claro que essa necessidade de fazer tudo certinho e perfeito vai estourar em qualquer momento, aí a comida vira o prato principal nesse momento.

 2- Não pensar muito em você – Vive fazendo alguma atividade e não sobra tempo para pensar no investimento que tem que fazer no seu relacionamento afetivo. O namorado ou marido não está sendo legal contigo, mas vai se enchendo de projetos e trabalhos a ponto de não pensar em mais nada. Lógico que nesses momentos fica beliscando alguma coisa sem perceber, por pura insatisfação ou ansiedade.

 3- Perfeita – Elabora um projeto, dá tudo de si para dar certíssimo. Quando isso não acontece se frustra tanto que acaba atacando a comida de forma descontrolada.

 4- Medo do fracasso – Você sabe de sua competência, recebe uma proposta de trabalho e, diante desta nova situação, fica morrendo de medo. O medo do fracasso é tão forte que se sente compelida a comer compulsivamente.

 5- Necessidade de ser aceita por todos – Sempre boazinha, tentando agradar a todos, e quando não consegue esses sentimentos geram raiva, frustração, ansiedade e até depressão, assim chega um momento que a necessidade de liberar esses sentimentos reprimidos, acaba sendo por meio da comida, pelo álcool ou até mesmo as drogas.

 Então concluímos que não existe perfeição, que se tratando de emagrecimento e manutenção de peso precisamos ser mais flexíveis em relação a nossas metas, com nossos deslizes, pois acima de tudo somos seres humanos passíveis de erros.

Vamos então exigir menos de nós no dia a dia, pois podemos emagrecer sim, sermos mais disciplinados e organizados, traçar metas, mas podemos também nos dar colo, carinho, e até faltar na academia em um dia de muito cansaço.

Precisamos relaxar, curtir a família, os amigos e isso não impede que possamos alcançar nossas metas de perda de peso.

 Vamos lá meninas! Boa Sorte!

 Luciana Kotaka

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