México é o país com mais obesos no mundo; veja a lista

Início / Blog / México é o país com mais obesos no mundo; veja a lista

000hkg63652

Esta é a primeira vez em que o país lidera o ranking, apresentando índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos

O caso do mexicano Manuel Uribe que fez um apelo por ajuda na TV se tornou um símbolo do problema da obesidade no país Foto: AFP O caso do mexicano Manuel Uribe que fez um apelo por ajuda na TV se tornou um símbolo do problema da obesidade no país Foto: AFP

 Apesar da fama dos Estados Unidos de ter grande população de obesos e pessoas com sobrepeso, o país não está mais na dianteira da lista dos mais gordos do mundo. Graças a uma dieta baseada em bebidas açucaradas e fast food, o México ultrapassou seu vizinho nesse quesito. Segundo relatório da ONU, divulgado pelo jornal Daily Mail, cerca de 70% da população do país está com sobrepeso e um terço já é obeso, quadro que se tornou um problema de saúde pública.

 Os tacos, tamales e quesadilhas, antes reservados para ocasiões especiais agora são consumidos diariamente por milhares de mexicanos sedentários. O consumo de fast food e alimentos industrializado também cresceu no país. De acordo com o relatório, o México luta contra a obesidade ao mesmo tempo em que ainda tenta combater a fome e a desnutrição entre a população mais pobre. A epidemia do excesso de gordura é mais proeminente entre os pobres e jovem, grupo onde também se destacam os desnutridos graças a uma dieta pobre.

Segundo especialista quatro quintos das crianças com sobrepeso continuaram encarando esse problema durante toda a vida. “A pior parte é que as crianças estão sendo programadas para serem obesas”, afirmou Abelardo Avila, do Instituto Nacional de Nutrição do México.

 Há dois anos, a Organização de Comida e Agricultura das Nações Unidas anunciou que a situação nacional havia chegado a níveis emergenciais, porém as autoridades enfrentam dificuldades para contornar a questão. Parte da dificuldade está na velocidade em que a crise se espalhou. Em 1989 menos de 10% dos mexicanos adultos sofriam com problemas de peso.

 Estudos comprovam que os mexicanos vêm consumindo mais alimentos processados e menos grãos e vegetais. Está é a primeira vez que o México assume o primeiro lugar, apresentando um índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos.

 No entanto, o ranking inclui apenas os países mais populosos do mundo. Tanto o México quanto os EUA possui uma porcentagem inferior a de alguns países pequenos, como Samoa, no Pacífico, onde a taxa de sobrepeso nos habitantes já chegou a 95%. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o arquipélago é oficialmente o lugar mais gordo do mundo.

 Estar acima do peso pode resultar em um catálogo de doenças crônicas e complicações de saúde, incluindo hipertensão, doenças do coração, diabetes, insuficiência renal e doença hepática. A obesidade também está ligada a asma, câncer, depressão, acidente vascular cerebral e problemas de digestão. O número de pessoas com diabetes relacionada à obesidade deve dobrar para 300 milhões entre 1998 e 2025.

 Países mais gordos do mundo México 32,8%

Estados Unidos 31,8%

Síria 31,6%

Venezuela 30,8%

Líbia 30,8%

Trindade e Tobago 30%

Vanuatu 29,8%

Iraque 29,4%

Argentina 29,4%

Turquia 29,3%

Chile 29,1%

República Checa 28,7%

Líbano 28,2%

Nova Zelândia 27%

Eslovênia 27%

El Salvador 26,9%

Malta 26,6%

Panamá 25,8%

Antígua 25,8%

Israel 25,5%

Austrália 25,1%

Saint Vincent 25,1%

Dominica 25%

Reino Unido 24,9%

Rússia 24,9%

Hungria 24,8%

http://saude.terra.com.br/nutricao/mexico-e-o-pais-com-mais-obesos-no-mundo-veja-a-lista,6da70f3b8b3cf310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 

 

Comentários
  • Leidiane

    Vi a reportagem feito com Manuel Uribe, mas não sei se ele foi realmente ajudado. É triste ver um país tão pobre ver sua população desenvolver hábitos e doença tão grave como é a obesidade. Feliz, por não ter visto o nome do Brasil na lista, mas preocupada, pois as crianças que vejo hoje, preferem muito mais uma comida de fast food que uma refeição saudável, e os pais e a mídia são os maiores incentivadores. Uma pena!

Escreva um comentário

Contact Person Contato pelo WhatsApp